Black Friday: Veja como se preparar e se prevenir!

Ano após ano, comerciantes e vendedores ao redor do mundo colocam seus produtos em promoção na quarta sexta-feira do mês de novembro. Esse dia ficou conhecido como a Black Friday e, embora não tenha suas origens em território brasileiro, sua adoção cresce a cada repetição desse evento. Mas o que exatamente é a Black Friday e como se preparar para não cair na Black Fraude?

O que é a Black Friday?

Open Signage Hanging on Glass Door of VicinityTanto a prática quanto o nome têm suas origens nos Estados Unidos. Na prática, esse era o dia em que varejistas esvaziavam seus estoques após as vendas do dia de ação de graças. Dessa forma, haveria espaço para as remessas de produtos que seriam vendidos até o Natal. Para isso, os preços ficavam bem abaixo do mercado. Essas promoções traziam consumidores a se amontoarem às portas das lojas, congestionavam ruas e fazendo caos nas cidades. Esse dia começou a ser visto com negatividade pelo governo e por oficiais da polícia.

Assim, nos anos 90, o departamento de polícia de Filadélfia atribuiu a esse dia o nome de “sexta-feira negra” ou Black Friday como conhecemos! A confusão causada pelo tumulto de pessoas é tanta que algumas cidades nos EUA proibiram a prática completamente! Mas o ciclo ainda se repete nos dias de hoje (incluindo os congestionamentos às portas das lojas e tudo).

Aqui no Brasil, a primeira Black Friday só foi ocorrer em 2010 e foi um movimento totalmente online. A ideia foi se difundindo e hoje vemos a Black Friday para todo lado! Claro que sem o mesmo fervor e motivo das sextas estadunidenses, mas pelo menos tem desconto, certo?

Cadê as promoções?

Algumas promoções acontecerão ao longo dessa semana, algumas persistirão até o fim do mês e outras só serão vistas no dia? Então como você pode ficar por dentro de todas elas?

100 and 50 Brazilian Reais BanknotesUma possibilidade é ficar atento aos aplicativos de promoções. Há vários pela internet afora, uns são automatizados e outros têm comunidades que divulgam promoções que acharam por ai! Nisso, podemos citar Promobit e Pelando como sugestões de comunidades de promoções. Se quiser algo automático, o Zoom e o Buscapé são ótimas opções!

Ademais, se você tiver algo específico em mente, sugerimos assinar newsletters das lojas e marcas de que você deseja comprar. Assim você se terá certeza que receberá as ofertas quando elas forem ao ar!

Black Friday ou Black Fraude?

Como não contamos com o mesmo contexto que motiva a situação nos EUA, o cenário aqui é um pouco menos otimista. Acontece que, para se apoiar na explosão de vendas que acompanha essa data, alguns lojistas fazem falsas promoções para fisgar quem passa desavisado. Por falar nisso, ainda há situações em que hackers criam páginas falsas de lojas e obtêm dados de quem tenta comprar nelas! Então como se prevenir?

Um jeito fácil de identificar promoções falsas é que elas costumam acontecer de duas formas: A empresa aumenta o preço antes da data para reduzi-lo depois ou simplesmente coloca um desconto sobre um preço fictício. Para o primeiro caso, recomendamos usar ferramentas que mostrem o histórico do preço do produto ao longo do ano. Para o segundo, é só comparar o anúncio do produto com sites concorrentes! Em ambas as situações, ferramentas como as citadas acima são suas aliadas!

Lighted Matchstick LotEntretanto, se você entrou em um site como uma oferta muito boa e resolveu comprar, cuidado! Pode ser uma página falsa! Ficou na dúvida? Siga esses passos para ter certeza:

  • Clique no cadeado ao lado do link e veja o certificado de criptografia, toda loja deve ter um;
  • Certifique-se que o link está correto (se não há nenhum erro ou letra a mais);
  • Procure por erros de formatação e gramaticais na página (são bastante comuns);
  • Vá ao rodapé da página e clique nos links sobre “proteção garantida” e termos desse tipo (se não tiver, mau sinal);

Se você é vendedor…

OK, a maioria das dicas que demos são para consumidores. Mas e você que é vendedor e quer aproveitar da onda de compras na Black Friday? O que você pode fazer?

A priori, é necessário lembrar que, se seu negócio faz promoções o tempo todo, você pode ter dificuldade em ceifar os benefícios dessa campanha. Afinal, para seus consumidores, essa será apenas mais uma das várias promoções que você faz recorrentemente e essa não terá o impacto que deveria. Isso mostra a necessidade de um raciocínio estratégico e do bom uso dos vários conceitos de marketing que abordamos aqui. Por quê? Porque isso pode te livrar de ter que fazer promoções constantemente para vender!

Por falar em marketing, você pode considerar a possibilidade de investir massivamente em anúncios nessa época. Mas sugerimos analisar bem seu público para fazê-lo da forma certa (ou não fazê-lo, dependendo do negócio). Você pode, por exemplo, optar por segmentar sua audiência e prepará-la de antemão para as ofertas vindouras! Tudo vai depender dos seus números! Caso queira se aprofundar no assunto, aproveite a promoção de Black Friday do Curso No Interior do Marketing, certamente te ajudará nesse raciocínio!

Pronto para ir às compras?

Com essas dicas, você está pronto para entrar para a caça às ofertas da Black Friday! Inclusive, não se restrinja apenas a essa data: ainda teremos a Cyber Monday (que é a mesma ideia, mas especificamente voltada a lojas virtuais) e essas dicas podem valer até mesmo nas compras que você faz nos demais dias do ano!

Confira também:

Menu