Como planejar o conteúdo da sua campanha

Planejar conteúdo para o editorial da sua empresa parece simples. É só falar do seu produto e da marca todos os dias, certo? Errado! Esse tipo de estratégia, dependendo de como é empregada, não somente reduz suas chances de sucesso como pode ser prejudicial e afastar pessoas! Mas como deve ser feito?

Planejamento:

%image_alt%

Antes de começar a separar tópicos, dias, horários e conteúdo, é importante que você conheça seu público. Insistimos nesse aspecto em boa parte das nossas dicas porque esta é, de fato, uma das tarefas mais importantes do desenvolvimento da sua campanha.

Tente traçar um perfil de cliente para seu produto: Idade, sexo, profissão, áreas de interesse… até uma espiadinha em outras empresas do ramo pode te ajudar a construi-lo mais precisamente. Traçar um perfil de público-alvo parece desnecessário, mas é isso que vai definir sua linguagem, seu conteúdo e até os dias e horários ideais para postar.

O conteúdo em si:

Depois que você conhece mais a fundo com quem você vai falar, fica muito mais fácil elaborar seu conteúdo! Se é um público mais jovem, não há problema nenhum em ser coloquial e despojado! Se é um público mais velho, use um linguajar mais formal e talvez até mais rebuscado. Pense em como pessoas desse nicho conversam entre si, como são seus hábitos, essas coisas…

Quanto ao que postar, tente buscar assuntos que permeiem o ramo da sua atuação: Se você vende colchões, por exemplo, vale a pena falar sobre a qualidade de vida e dicas para dormir melhor. Ou uma empresa de energéticos poderia também abordar temas relacionados a exercícios físicos e saúde.

É claro, não fique sem falar da sua empresa e dos seus produtos. Mas, se achar que vai ficar maçante, você pode fazer abordagens mais indiretas e pontos de vista diferentes sobre o assunto. Voltando ao exemplo da empresa de colchões, você pode abordar os diferentes modelos, suas vantagens e a importância de dormir em um bo colchão!

Dias e horários propícios:

%image_alt%

Conhecendo seu público-alvo e planejando seu conteúdo, basta encaixá-lo nos horários propícios para o assunto e o perfil em questão. Por exemplo, a empresa de energéticos supracitada poderia escolher o horário da manhã para dar dicas de treinamento.

Na hora de decidir os melhores dias e horários, temos um post para inspirar suas decisões. Em seguida, é só encontrar horários pertinentes para determinado conteúdo e verificar quais destes possuem atividade notável do seu público. Se conseguir casar tudo isso com um momento de baixa atividade geral na rede social, melhor ainda!

Mãos à obra!

Com tudo feito, é hora de começar a gerar conteúdo! Tire fotos, grave videos, escreva textos (nada impede que você pegue de fora também, com os devidos cuidados e créditos)! A ideia é mostrar que sua empresa sabe do que está falando e está disposta a ajudar a melhorar a vida de seus clientes através da informação e, obviamente, do seu produto ou serviço!

, , , ,

Confira também:

Menu