Crowdsourcing: a solução para verba pequena!

Muitas pequenas e médias empresas, quando procuram uma agência de publicidade, ficam estarrecidas com os preços que, apesar de justos, estão fora do orçamento para o empreendedor. Nosso curso é um excelente lugar para aprender e investir mais em social media marketing, mas há tarefas em que você pode contratar um serviço freelancer de qualidade e com baixo custo, se precisar! Conheça as plataformas de crowdsourcing!

O que é crowdsourcing?

crowdsourcing

Crowdsourcing (crowd = multidão, source = fonte) é um termo em inglês que descreve a delegação de serviços a um número de pessoas. A palavra é principalmente usada quando alguém contrata vários serviços de provedores/profissionais distintos através de freelancing, que é o que trataremos no contexto deste texto (com o perdão do trocadilho).

Basicamente, a premissa é que você não precisa dominar todos os assuntos que seu negócio precisa para ser bem-sucedida. Uma solução seria ter setores dentro da empresa dedicados a cada necessidade, mas poucas têm esse aporte. Para isso serve a prática do crowdsourcing! Em vez de ter equipes dentro da empresa para tudo, você contrata o serviço de terceiros pontualmente!

Quer uma marca?

Sua empresa acabou de abrir (ou está passando por mudanças) e precisa de uma marca. Você não quer gastar muito com isso, então recorre a um parente ou amigo que sabe mexer com design. Na maioria dos casos, esta prática não é recomendada (a menos que seu parente/conhecido seja realmente proficiente no assunto).

Mas isso não quer dizer que você precisa pagar um preço absurdo para obter um resultado de qualidade: Plataformas como o 99designs e WeDoLogos disponibilizam freelancers extremamente competentes!

Precisa de conteúdo?

Image result for blog writing

Se você acompanha a gente, sabe o quão importante é ter um site com bom conteúdo. Nada impede que você mesmo escreva seus textos, mas se você está sem tempo, o crowdsourcing está aqui para te ajudar também! Você pode contratar um escritor para ações pontuais através de plataformas como o Prolancer (que também possui designers) ou recorrer a uma agência como a ContenToolsRock Content ou a estadunidense NewsCred para manter seu blog atualizado!

Vídeos também são uma boa ideia!

A situação aperta nesse caso devido à necessidade de haver alguém gravando no local. Mas, depois que você pegar o jeito e começar a gravar até mesmo com seu próprio celular, você pode entregar as filmagens para um editor no 99freelas ou no Freelancer.com. Aliás, muitas das plataformas que mencionamos acima compartilham dos mesmos recursos, então é muito provável que você prefira uma em vez de outra na hora de contratar os serviços de um freelancer!

, , , ,

Confira também:

Menu