Por que ter um site em WordPress?

Nós já mostramos aqui por que você deve ter um website e por que ele deve ter um blog. Mas não basta apenas fazer um site com blog, a forma como você o faz pode determinar completamente como será seu fluxo de trabalho. Há outras plataformas para criação de sites, mas atualmente recomendamos o WordPress. Saiba o porquê!

O que é WordPress?

O WordPress é uma plataforma gratuita para criação de websites dos mais variados tipos feita por centenas de voluntários colaboradores ao redor do mundo. Inicialmente, ele foi projetado para criação de blogs e portfolios, mas é graças às dezenas de milhares de plugins que ele é a plataforma mais poderosa da atualidade!

wordpress

Não deve-se confundir WordPress.org com WordPress.com, no entanto. O primeiro é o que estamos falando aqui – feito por pessoas do mundo inteiro, com mais de 45.000 plugins, etc – enquanto o segundo é a versão mais fechada dele feita pela Automatic (a empresa que também coordena a versão .org).

O WordPress.com também é uma ótima opção. Mas para fazer quaisquer modificações em temas, ter um domínio próprio (suaempresa.com em vez de suaempresa.wordpress.com) ou adicionar plugins, é necessário pagar uma assinatura.

Agora que você sabe o que é o WordPress, vamos ao ponto chave: Por que usar o WordPress no seu site?

É fácil de aprender e de usar!

Painel do WordPress

Quando se fala em fazer um site, é muito comum pensar no modelo de dez, quinze anos atrás: Sites feitos à mão ou em plataformas como Blogger, e até o Geocities de antigamente, que não permitiam muito controle ou praticidade.

Não se pode descartar a ideia de fazer um site à mão, do zero, como muitos desenvolvedores web aprenderam a fazer. É uma maneira didática para quem quer entrar no ramo e há situações em que essa pode ser a única saída. Mas nem todo mundo quer ingressar no mercado da programação e nem tem tempo para aprendê-lo. Nisso, o WordPress cai como uma luva!

Gerenciar um site em WordPress pode ser tão simples ou tão complexo quanto queira. Depende das suas necessidades. Há outros serviços como Wix ou o Weebly, mas nenhum deles possui uma relação facilidade x flexibilidade que os torne uma opção viável.

De portfolios a lojas virtuais!

Lembra dos plugins que falamos? Não há limites para o que eles podem fazer: Quer fazer um site que funcione mais ou menos como um fórum? Experimente o BuddyPress. Quer um ecommerce? Tente o WooCommerce.

plugins do wordpress

O WordPress também possui um suporte vasto de web designers que desenvolvem belíssimos temas para a plataforma. Muitos deles são inclusive de graça, mas acreditamos que vale a pena pagar pra ter os recursos extras que os templates premium oferecem!

Na maioria dos casos, você sequer vai precisar de um programador. Caso queira mudar alguma coisa para atender melhor às suas necessidades, no entanto, você ainda precisará de alguém mais aprofundado no assunto para te ajudar. Nem sempre é necessário, mas nunca deixe de contar com a ajuda de um desenvolvedor web!

Um bônus para o marketing digital!

O WordPress também é uma ferramenta poderosa para diversas necessidades do marketing digital. Caso você não tenha verba para investir em uma ferramenta de inbound marketing que faça landing pages, você pode fazê-las com facilidade no WordPress. Quer um exemplo? Nossa landing page do workshop foi toda feita no WordPress, usando o plugin Visual Composer. Mas você pode experimentar outros construtores de página como o Beaver Builder e o PageBuilder by SiteOrigin (que inclusive é gratuito).

Ah sim! Se você já topou com aqueles códigos de pixel de conversão do Facebook, rastreamento do Google Analytics… enfim, esses códigos que vez ou outra te pedem para colocar no site? Há plugins oficiais para implementá-los, ou então você pode usar o Google Tag Manager e colocar tudo dentro dele!

conteúdo no wordpress

Isso tudo sem contar os benefícios de ter um blog, que falamos o tempo todo. A possibilidade de oferecer um bom marketing de conteúdo com textos que engajem seu público e, de quebra, melhorar o posicionamento das buscas no Google? Pode ser custoso manter, mas garantimos que vale a pena – tanto que, neste exato momento, você está lendo nosso conteúdo 😉

Se você não encontrar o tempo necessário para postar assiduamente no seu blog, é interessante pedir ajuda a um provedor de conteúdo como a Rock Content ou a Contentools. Isso leva a outro ponto para o WordPress: Independente de qual plataforma você escolher, é muito comum topar com a pergunta “seu site é feito em WordPress?” ao pedir um orçamento. É porque ele facilita a publicação de textos e a integração com os serviços, poupa tempo para eles e para você!

, , , , , ,

Confira também:

Menu