Windows 10: Atualizar ou não?

O Windows 10 foi lançado há cerca de um ano e a dúvida sobre a atualização ainda paira sobre as cabeças de muitas pessoas. Cada um tem seu motivo para ter permanecido em determinada versão – seja o 8, 7 ou até XP! Você é um deles?

Como a atualização funciona?

No decorrer dos anúncios da Microsoft, houve um furor sobre quem receberia a atualização. Piratas, testadores, pessoas que compraram ou que possuíam Windows já instalado em desktops e/ou laptops… Não estava claro como a atualização aconteceria. A poeira demorou a abaixar, mas hoje essa história já está bem mais clara:

  • Quem comprou o Windows: A atualização será de graça para quem vem do Windows 8.1 ou 7. Basta clicar no ícone que está na bandeja de sistema (canto inferior direito) e seguir os passos. No entanto, se quiser instalar do zero, você terá que escolher a edição do Windows 10 equivalente a edição do Windows que possuía (é só seguir esta tabela)
  • Quem usa cópia não-validada ou validação falsa: Por mais que a Microsoft tenha dito uma vez que daria o Windows 10 a usuários “piratas”, ela rapidamente voltou atrás.. A atualização está disponível para os “piratas”, mas eles terão de pagar!
  • Quem comprou laptop/desktop com Windows instalado: Mesma situação do primeiro item.
  • Quem se inscreveu no programa de testes: Essas pessoas já usavam o Windows 10 de graça enquanto ele ainda estava sendo desenvolvido e, como recompensa, podem continuar usando-o. Contudo, se quiserem sair do programa de testes, eles voltaram exatamente para onde estavam antes dele (piratas voltam a ser piratas, quem tinha licença continuará tendo).

Um detalhe importante é que, para as pessoas que atualizarem, as futuras atualizações do Windows 10 serão de graça! Se você quiser instalar a limpo, do zero, poderá baixar a imagem da edição correspondente do Windows 10 aqui e colocá-la num pendrive, num DVD ou até instalá-la diretamente na sua máquina. O procedimento completo é explicado na página mencionada e na instalação.

O que mudou no Windows 10?

A essa altura, você provavelmente já sabe o que o Windows 10 tem de novo: Assistente de voz, novas funções de multitarefa e todos os recursos do Windows 8 repensados para o estilo que todo mundo conhece e gosta. A lista é extensa, mas, se você ainda não ouviu nada a respeito, veja algumas das mudanças no site oficial. Além disso, contrário à tendência dos últimos anos, o Windows 10 provou-se muito mais leve e rápido.

Mas a grande mudança de fato é bem menos perceptível do que as mencionadas acima: O Windows abandonará o ritmo de lançamentos que seguia desde seu nascimento. Nada de lançamentos grandes e drásticos como tem sido, as novidades serão graduais e virão em atualizações. Portanto, manter o sistema sempre atualizado será mais importante do que nunca.

windows 10

No início de agosto, o Windows ganhará uma atualização denominada Anniversary Update. Ela reúne recursos que vão desde várias melhorias visuais e operacionais até recursos para tablets.

Qual é o risco?

Como toda atualização, sempre há relatos de falhas no sistema, drivers que param de funcionar e afins. No entanto, o longo período de testes abertos ao público e o ritmo constante de atualizações parecem ter ajudado a diminuir esses casos.

Aliás, o detalhe de ser um sistema que está em constante atualização (o que não é um ponto negativo, apesar do que muitos pensam) e conexão com a internet, há rumores sobre a possibilidade de alguns programas piratas serem removidos no processo. Ninguém confirmou ainda, todavia.

Logo que se fala em novas versões do Windows, muitos temem as incompatibilidades de programas antigos. Se este é seu caso, saiba que nada mudou neste quesito desde o Windows 7 (afora otimizações, correções e tal). Assim, se um programa roda no Windows 7, ele rodará também no Windows 10.

Devo atualizar?

Depois de termos acompanhado o longo progresso do Windows 10, fica seguro dizer: Se você possui a licença (ou pretende comprar uma) e gostou do visual dele, não precisa ter medo! No entanto, se você usa uma versão antiga do Windows como o XP ou Vista, talvez seja melhor organizar bem as coisas para não perder nada, pois muita coisa mudou de lá para cá e, portanto, os riscos aumentam.

Nota: A atualização para o Windows 10 só será gratuita até o dia 29/7. Depois disso, será necessário pagar normalmente pelo sistema!

, ,

Confira também:

Menu