É bastante comum, em pequenas empresas, deixar de produzir conteúdo devido à falta de apps gratuitos para auxiliá-las. Pensando nisso, juntamos algumas opções que podem satisfazer suas necessidades.
Para criação e edição de imagens
Por muito tempo, o Corel Draw era a escolha para criação e edição de imagens. Isso levou muitos à pirataria, que não é a opção mais aconselhada. Com o tempo, o Corel Draw deu lugar ao Adobe Illustrator, com recursos voltados para as novas exigências do mercado. Todavia, os elevados preços das mensalidade da Adobe não são exatamente convidativos.
Mais alguns anos passaram e surgiram alternativas mais baratas e até de graça. Vectr e Gravit, por exemplo, são dois apps gratuitos e poderosos para quem não está disposto a pagar. Caso você esteja mais habituado ao formato do Corel Draw, o Inkscape é uma solução consagrada que se assemelha bastante. Contudo, caso queira algo mais potente sem precisar gastar muito, é possível adquirir o Affinity Designer por US$49,99.
Para edição de vídeos
Quando se trata de edição de vídeos, alguns nomes populares vêm à cabeça: Sony Vegas, Adobe Premiere, Final Cut Pro… Certamente são editores capazes, mas, assim como os outros apps citados aqui, não cabem no bolso de muita gente. Para quem busca um editor potente e não quer despender altas cifras para isso, o DaVinci Resolve é utilizado da youtuber ao cinegrafista profissional e possui todos os recursos que você possa precisa!
Todavia, não faltam opções para quem tem dificuldade com um editor completo! O OpenShot e o Hitfilm Express, por exemplo, trazem recursos suficientes para quem só quer fazer uma edição rápida, cortar, adicionar uma trilha, etc. Se o seu negócio é gravar lives e cursos online que exijam agilidade e edição em tempo real, não há opção mais consagrada no mercado que o OBS Studio!
Para gravar a tela do computador
Opções para gravar a tela do PC não faltam, mas uma das mais usadas é o Camtasia. Um motivo é sua gama de recursos para tornar a gravação mais agradável e as capacidades de edição. Embora o Windows possua uma interface de gravação de vídeos embutida na barra de jogos, ela está longe de ser uma opção prática e flexível.
Talvez a solução gratuita mais fiel seja o Active Presenter. Há duas versões pagas também, que incluem exportação para PowerPoint e outras funcionalidades extras. Mas o Active Presenter oferece muitos dos mesmos recursos que seu rival pago! Desde opções simples como destacar o cursor do mouse até um editor de vídeo embutido.
Para textos, planilhas ou apresentações
O Microsoft Office é praticamente sinônimo com a ideia de criar documentos em um computador. Mas poucos topam a ideia de pagar uma anuidade pelo Office 365 ou os altos preços do Office comum. Para isso, muitos já recorrem ao Google Docs, que não é tão completo, mas traz a conveniência do compartilhamento.
Uma outra opção, muito querida pelas instituições de ensino, é o pacote LibreOffice. É um software livre e aberto, o que permite que recursos desenvolvidos por milhares de voluntários sejam disponibilizados gratuitamente! Ele não conta com a mesma robustez do concorrente pago, mas certamente supre as necessidades básicas para a criação de conteúdo!
Não fique só nos apps gratuitos
Os apps listados aqui certamente atenderão suas necessidades iniciais. Entretanto, conforme seu conteúdo for crescendo, é possível que você precise partir para um programa mais completo. Assim, quando determinado recurso começa a se tornar indispensável para sua empresa, vale a pena considerar o upgrade!