Como gravar vídeos com o celular (que sejam realmente bons)

Nós aqui sempre defendemos o uso do celular para gravar seus vídeos. As câmeras dos smartphones avançaram muito nos últimos anos e podem dar conta do trabalho tranquilamente. Aliás, ele está o tempo todo no seu bolso, então por que não usá-lo para filmar? É só pegar e gravar! Mas, se você já tentou e se decepcionou com o resultado, não se preocupe. Vamos te explicar com detalhes como deixar seus vídeos com o celular realmente bons!

A imagem:

câmeraA primeira coisa que pode te decepcionar nas suas tentativas de gravação é a estética do seu vídeo. Talvez ele pareça caseiro demais, falte nitidez ou algo do tipo. Vamos abordar esses problemas um a um:

As dicas de fotografia ajudam em grande parte a solucionar a falta de nitidez. Prefira ambientes com iluminação difusa (um dia nublado é o melhor exemplo) para deixar a cena bem homogênea. Se não tiver escolha, pelo menos evite apontar o celular direto para a fonte de luz. É preferível, inclusive, que você esteja de costas para a luz e que ela incida sobre o objeto da cena.

A propósito, se for filmar a si mesmo ou alguém, posicione o celular na altura do rosto e tente enquadrar o busto na tela. Pense sempre na cena como um quadro e posicione os elementos criativamente!

O áudio:

Black earphones on a deskMuitas vezes as pessoas têm dificuldade de pontuar o que não gostaram num vídeo, mas um dos principais fatores é o áudio! Muito barulho externo e reverberação no ambiente são dois dos maiores culpados!

Como resolver isso? Boa parte dos celulares atualmente permitem que você grave através do microfone de um fone de ouvido enquanto filma. Se não for o seu caso, há apps na Play Store como o Open Camera que trazem esse recurso.

Daí você pega o fone de ouvido que veio com seu celular mesmo ou algum outro que tenha microfone. É só colocá-lo no celular, posicioná-lo na região do pescoço e pronto! Você tem u microfone de lapela! Sua voz ficará mais definida e ele não vai captar boa parte dos sons externos do ambiente!

Um toque de edição!

Claro que seu vídeo não precisa ser gravado todo de uma vez só! Para ter um pouco mais de liberdade artística, faça várias cenas! Combine a filmagem principal com panoramas do cenário ou outras coisas que complementem o conteúdo, por exemplo. Mesmo que você decida fazer o vídeo todo num take só, a edição ajuda a podar pausas prolongadas e erros ocasionais!

Para isso, há apps de edição que você pode baixar no celular mesmo! Nós já demos cinco dicas de apps nesse post aqui para você experimentar, agora é só pegar seu smartphone e começar a produzir vídeos!

, , , ,

Confira também:

Menu