Televisão, rádio, documentários… Você certamente já viu o conceito de copywriting em ação em vários momentos da sua vida. Inclusive, este é um elemento poderoso para a comunicação do seu negócio! Mas você sabe como utilizá-lo?
Copywriting = redação publicitária
Mas não vá embora ainda, pois adentraremos mais nesse assunto! Especificamente, quando se fala de copywriting, fala-se em um estilo particular de escrita em que a narrativa e a persuasão são elementos chaves na estratégia de venda de uma empresa. O objetivo? Convencer.
Muita gente aborda a redação publicitária e o copywriting como sendo coisas diferentes, em que o segundo é mais incisivo na chamada para ação do que o primeiro. Entretanto, a linha que os divide é bastante difusa na prática, então não tenha receio dessa associação direta.
Deu um branco?
É muito comum ver pessoas que enfrentam dificuldade quando se veem na posição de elaborar um bom copywriting. Se te dá um branco toda vez que você vai redigir um texto para suas campanhas, esses cinco passos podem te ajudar! Conheça o ATPSF:
0: Entenda seu produto
Antes de tudo, assim como nas redações do ensino médio, não adianta tentar escrever sobre um assunto que você não conhece a respeito. Portanto, se sua empresa vende colchões, imerja-se no assunto e procure estar sempre próximo de toda a equipe.
Isso vai te dar mais pauta para a escrita e mais conhecimento sobre potenciais diferenciais da empresa. Você pode até identificar aspectos importantes que, para os demais colaboradores, já caíram no cotidiano!
1: Apresente-se…
Para começar, você precisa se apresentar! Fale brevemente quem é você, sua função na empresa e demais informações relevantes. Apresente sua empresa também, o que ela faz. Afinal, seu público precisa saber quem está falando e qual sua credibilidade. Não precisa adentrar em detalhes demais. Em vez disso, foque no que realmente dará respaldo ao que dirá adiante ou sentido ao que será falado!
2: Introduza o Tema ao público…
Você se apresentou, apresentou sua empresa e seu espectador continua prestando atenção, mas ele ainda não sabe o que está vendo. Você teve uma razão para fazer esse post ou vídeo, agora dê uma razão para que ele seja visto! É um novo serviço? Lançamento de um produto? Uma dica? Exponha exatamente o que será abordado, mas sem aprofundar imediatamente no assunto. Por quê? Contaremos mais adiante!
3: Qual é o Problema?
O público chegou até aqui, então ele provavelmente está interessado na sua empresa e no que vai falar! Mas ele tem um problema e você tem a solução. O próximo passo é apresentar a situação que seu produto visa solucionar! Aqui vale contar história, dar exemplo, fazer cena, seja criativo!
4: Traga a Solução!
Lembra que dissemos para não aprofundar muito no assunto? Aqui é o momento ideal! Seu espectador possui o problema que você apontou, por isso ele ainda está prestando atenção. Fale do produto, serviço, dica e como ele resolve a situação abordada!
5: Feche e aproveite o gancho!
Essa é a parte mais simples! Você já disse tudo que tinha de dizer a seu público, então basta se despedir! Nesse momento, você pode aproveitar para dar alguma última dica ou ressalva. Mas nada aqui é necessário se você não julgar dessa forma. Então fique livre, fale o que achar conveniente e pronto! Agora é só publicar!