DMP: o que é e por que sua empresa precisa dele?

A corrida pelo cruzamento de informações sobre seu público é uma preocupação constante para quem precisa investir em segmentação e direcionamento de anúncios. As plataformas convencionais possibilitam um cruzamento superficial de informações, mas nada comparável ao poder de uma DMP! Mas o que é essa sigla e qual o impacto dela para seu negócio?

Data Management Platform

Resultado de imagem para data warehouseOu plataforma de gerenciamento de dados, numa tradução literal. Os profissionais dos ramos da tecnologia usam o termo Data Warehouse, que significa armazém de dados.

Esse emaranhado de terminologias denomina um sistema, um serviço cujo principal propósito é reunir, digerir e entregar informações ricas que ajudarão publicitários, editores e diversos outros setores de um negócio!

Mas não é apenas um gestor de bancos de dados (como profissionais de TI provavelmente pensaram). Na verdade, uma DMP pode armazenar e gerenciar qualquer tipo de informação. Portanto, são muito utilizadas para controlar cookies e gerar segmentos de audiência. Cookies são identificadores carregados por um visitante de um site para outro e também ajudam muito a posicioná-lo em um público específico..

DMP ? DSP

No entanto, muitas estudiosos e curiosos confundem essa sigla com DSP. Demand-Side Platform ou plataforma voltada à demanda é o serviço destinado à compra de anúncios a partir dos resultados da DMP. Esta, em contrapartida, é quem armazena e analisa os dados que serão usados para compra de anúncios.

Como começar?

Assim fica fácil fazer anúncios segmentados que funcionam de verdade! Basta usar as informações providas pela DMP. Há exemplos de plataformas como a Tail Digital e o Adobe Audience Manager que possuem recursos poderosos para destrinchar o universo de big data que sua presença online pode gerar!

Você precisará integrá-la às várias localizações da sua empresa na web: sites, fanpages, perfís, vai depender de qual serviço estiver utilizando. Não se preocupe: independente de qual escolher, as plataformas são prestativas e oferecem guias explicativos para te ajudar a configurar tudo!

, ,

Confira também:

Menu