Ensino à distância: o futuro do aprendizado!

A internet deu um novo lar a muitos serviços essenciais para nosso cotidiano e fluxo de trabalho. Com o ensino à distância, ela trouxe também a possibilidade de aprender uma diversidade de conteúdos sem sair de casa e com os benefícios de uma sala de aula física.

Todavia, muita gente ainda sente receio de investir em cursos online, por não contarem com estruturas físicas ou pelo simples desconhecimento do assunto. Saiba, neste texto, como essa prática está se popularizando e por que você deve dar uma chance à educação pela internet!

O crescimento do ensino à distância

Não é difícil imaginar que, com as qualidades desta modalidade de ensino, a adesão aumentaria consideravelmente nos últimos e nos próximos anos. Estudos da Folha de São Paulo mostraram, no ano passado, que o mercado do ensino à distância cresceu a despeito da crise no Brasil.

Tal ressalva pode inclusive ser a justificativa para este aumento. Com a crise supracitada, a necessidade de expandir o conhecimento para encarar a competitividade do mercado de trabalho se faz mais presente. Aliando isso aos preços mais acessíveis das plataformas de educação online (algumas até de graça!) fica fácil inferir – e provar – que haverá um número constantemente maior de adeptos à educação online!

Volta às aulas?

secetáriaEnquanto o ensino à distância é visto como uma oportunidade facilitada de adquirir novos conhecimentos, para algumas pessoas ele é visto com receio e preconceito. Um dos motivos mais expressivos é a aparente facilidade em obter um certificado/diploma simplesmente por ser à distância. Contudo, vale reforçar que não faltam critérios de avaliação e robustez nos serviços do ramo para certificar-se de que o estudante dominou o conteúdo!

Ademais, e contrário ao que muitos pensam, as plataformas de ensino à distância contam com espaços para discussão entre estudantes e perguntas aos professores. Portanto, nada de ficar com dúvida na cabeça só porque as aulas são em vídeos! A ideia é anotar os questionamentos e levá-los à discussão depois da aula.

Esse espaço de socialização entre estudantes e professores também resolve a ausência de um local físico para tal. Não só soluciona a falta, mas livra do tumulto das conversas simultâneas dentro de sala e interrupções subsequentes que isso causa.

Prepare seu caderno/app de anotações!

Com tudo esclarecido, não há desculpas para deixar de investir no aprendizado! A robustez das plataformas já nos permite uma experiência similar (às vezes superior) à de uma sala de aula e tudo pode ser feito com autonomia, ao ritmo de tempo/aprendizado do estudante e no conforto do lar! Quer experimentar esse novo formato?

, , ,

Confira também:

Menu