F8: o que esperar para o futuro do Facebook!

Aconteceu, no início deste mês, a Facebook Developers Conference, também conhecida como F8. Basicamente, é um evento onde a rede social divulga lançamentos, mudanças e notícias em geral sobre o futuro da empresa.

Oculus Go anunciado na F8!

how to watch facebook f8 2018 oculusPossivelmente o maior anúncio da F8 foi o lançamento do Oculus Go. O projeto já vinha sendo desenvolvido há anos pela Oculus, empresa pioneira em realidade virtual posteriormente adquirida pelo Facebook. O Oculus Go é talvez o primeiro óculos de realidade virtual completamente independente, dispensando a conexão com um celular ou computador.

Devido a isso, o dispositivo promete ser mais potente que os óculos que usam um celular como visor, como o Gear VR da Samsung. Mas também deve ser menos capaz que um Oculus Rift, aparelho da empresa que utiliza um computador para gerar as imagens.

Com isso, o Facebook ainda anunciou novas experiências em realidade virtual, como as Oculus Venues e fotos 3D. As Oculus Venues serão eventos exclusivos em realidade virtual que poderão ser aproveitados entre amigos como concertos, shows de comédia ou atrações esportivas.

Novidades para o Facebook:

Após a polêmica sobre a Cambridge Analytica e seu uso irrestrito de dados dos usuários, a privacidade ganhou destaque no evento desse ano. O primeiro recurso anunciado por Mark Zuckerberg, de imediato, foi a opção “Limpar Histórico“. A função possibilitará visualizar quais sites enviam informações suas ao Facebook, apagá-las e até desativar a coleta de dados.

Outra adição notável é a opção de “upvote e downvote” que vem sido liberada aos poucos nos comentários. Pode não ser o botão “não curti” que tantos desejam (e que o Facebook já tentou driblar através das Reações), contudo. Acredita-se que os botões venham como uma forma de ordenar a relevância dos comentários,

Outras novidades menores foram anunciadas, mas uma das mais faladas foi o “Facebook Dating”, recurso que promete disputar com o Tinder. Residindo no app principal do Facebook, ele promete superar os concorrentes fazendo que pessoas realmente se encontrem fisicamente. Segundo Zuckerberg, “isso será para construir relacionamentos reais e duradouros, não apenas para ficar”.

Não sobrou muito para o Instagram, Messenger e WhatsApp:

Pegando embalo no sucesso das Stories e das transmissões ao vivo, o Instagram vai aproveitar a mesma tecnologia e habilitar videochamadas dentro da área de mensagens. Além disso, o anúncio de uma plataforma de realidade aumentada, que também capitaliza nessa tecnologia, propõe que qualquer desenvolvedor possa criar efeitos para as Stories.

O WhatsApp também ganhará videochamadas em grupo e verá sua versão para negócios expandida a grandes organizações. Quanto ao Messenger, esse ganhará traduções em tempo real e uma versão simplificada com a opção do tema escuro!

, , , , ,

Confira também:

Menu