Influenciadores digitais e como encontrá-los

Você conhece os influenciadores digitais da sua empresa? Ter isso bem estabelecido pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. Só que muitos empreendedores sequer sabem o que é um influenciador social. Você sabe?

O que são influenciadores digitais?

influenciadores sociaisEm todo ramo de atuação existem pessoas de renome que são tidas como referências por quem se interessa pelo assunto. São blogueiros, pessoas populares ou até mesmo profissionais de áreas correlatas! Indivíduos com uma grande base de seguidores que considera muito suas opiniões. Esses são os influenciadores digitais!

Encontrar quem são essas pessoas influentes para seu público-alvo pode ser interessante, por exemplo, para consolidar sua marca! Quer um exemplo? Há um site de culinária em uma cidade que se dedica a avaliar a comida local. Um restaurante que acabou de inaugurar pode convidar o dono do canal para experimentar seu melhor prato e falar sobre ele!

Se a interação ocorrer natural e organicamente, sua empresa terá uma divulgação espontânea e verdadeira do seu produto/serviço! Se você escolher o influenciador certo, isso implicará diretamente sobre seu público-alvo e instigará o interesse pela sua marca!

Um aspecto relevante sobre as vantagens de ter influenciadores digitais como formas de veicular sua marca a futuros clientes veio de uma pesquisa do site The Shelf. De acordo com os resultados, 92% dos consumidores confiam mais em sugestões de outras pessoas (mesmo que não as conheçam) do que na palavra da própria empresa.

Como encontrá-los?

influenciadores sociaisNormalmente isso seria uma tarefa difícil: conferir cada perfil e descobrir se é ou não um influenciador. Todavia, hoje temos ferramentas de monitoramento de mídias sociais que incorporam essa funcionalidade!

Além delas, existem plataformas dedicadas a isso como o Klout, Kred, Twitalyzer e Traackr que unem dados como número de seguidores, curtidas, comentários, postagens e reposts para dizer quantas pessoas podem ter sido influenciadas por este perfil!

Quer se tornar um influenciador?

Se você não faz parte de uma empresa com esse interesse de atrás dos influenciadores digitais (ou mesmo se for), a esse ponto você já deve ter questionado sobre ser um influenciador também. Em primeiro lugar, vale ressaltar que, como outras profissões, isso demanda tempo e empenho.

Pouca coisa difere o trabalho de divulgação de um influenciador digital e o de uma empresa. Mas, nesse caso, o conteúdo é você! Nossa sugestão? Escolha um assunto e aprofunde-se nele, elabore seu formato e dá-lhe conteúdo! Ah! Lembre-se de contar com um media kit, que será como seu currículo, para que empresas se interessem em te chamar!

Além de aprofundar no assunto que você abordará, é imprescindível estudar as ferramentas que você utilizará! Conhecer a fundo o universo do social media marketing, edição de vídeos… Claro que você pode contratar alguém para fazer isso, mas no começo é possível que essa não seja uma possibilidade.

Para finalizar…

Vale ressaltar que nem sempre os influenciadores digitais são pessoas com um número vasto de seguidores ou pessoas com quem interagem. Muitas vezes há perfis com números baixos, mas cujos seguidores possuem grande relevância. Estes são mais difíceis de achar, os chamados conectores, mas podem causar um impacto mais duradouro dependendo da abordagem utilizada. E ai? Já encontrou seu influenciador?

, ,

Confira também:

Menu