O Instagram preencheu manchetes de milhares de canais de notícias e de empresas de conteúdo ao decorrer das últimas semanas. O motivo foi uma série de mudanças que a plataforma anunciou quanto a recursos essenciais para os usuários. Afinal, o que mudou e por que toda a polêmica acerca das novidades?
O feed do Instagram agora será ordenado por relevância…
Normalmente, o Instagram exibe as postagens dos seus seguidores em ordem cronológica, certo? Não mais! A plataforma anunciou que passará a ordenar as fotos e vídeos por relevância (igualzinho ao Facebook). Ou seja, as pessoas com quem você mais interage, curte, comenta, aparecerão primeiro pra você! A decisão foi tomada após a empresa perceber que mais de 70% das postagens não chegavam a seus usuários.
…mas isso deu polêmica…
Só que muitas empresas se desesperaram com a ideia de que suas postagens poderiam cair no ostracismo e perder engajamento. Tal desespero chegou ao ponto em que elas começaram a suplicar a seus seguidores que ativassem notificações de postagens!
Muitos usuários ainda consideram a ideia de receber uma notificação para cada postagem de cada perfil que acompanha extremamente enfadonha. Mas o principal contra-argumento é que, se um seguidor já interage com perfil, eventualmente você aparecerá no topo do feed dele!
Vale ressaltar, ainda, que isso ajudará seu conteúdo a chegar a quem te segue, já que a maioria da suas postagens estariam perdidas no emaranhado dos 70% mencionados pelo Instagram!
…então ele deu um presentinho!
Quando o Vine e o Meerkat surgiram com seus vídeos curtos, o Instagram contra-atacou com uma implementação de quinze segundos. Com o tempo, a plataforma brincou com a ideia de estender a duração quando liberou vídeos de 30 segundos para propagandas.
Não se sabe se o motivo realmente é a raiva dos usuários, mas o Instagram anunciou a possibilidade de fazer e postar vídeos de até um minuto poucos dias depois do outro anúncio e de toda a revolta em torno da novidade. O motivo apontado pela empresa, no entanto, é o acréscimo de 40% no tempo que seus usuários se dedicam a ver vídeos!
Enfim.
As mudanças colocam em cheque o posicionamento da plataforma e principalmente das empresas e perfis que estão lá dentro. Enquanto já devia ter ficado claro que o simples número de seguidores não deve ser um foco ou uma meta, o Instagram agora faz questão de deixar este número menos relevante ainda. Além disso, não mais precisa-se pensar nos vídeos da rede social como uma tentativa de enxugar toda a mensagem em 15 segundos! Ah, e se ainda estiver incomodado com a nova ordem de postagens, lembre-se que os anúncios estao ai para fazer o que muitos acreditavam que a ordem cronológica possibilitava fazer!