Menos é mais: White Office

Você está abrindo uma empresa ou sonha em montar uma startup? Uma das primeiras tarefas que você terá nessa empreitada é a de colocar seu negócio num local físico. Afinal, por mais cloud que seja a sua proposta, você ainda precisará de um lugar para agregar funcionários, reunir com investidores e… trabalhar!

Com o boom no mercado da tecnologia e das startups, é comum relacionar status e progresso de uma empresa à beleza e diversidade do escritório em que ela funciona.

Mas… por quê?

Logo que se pensa no escritório de uma empresa do ramo da tecnologia e do universo digital, pensa-se em num ambiente como o do Google: Puffs, mesas de tênis, sinuca, videogames e arquitetura sofisticada.

OK, todo mundo quer ser grande um dia, é comum ver como empresas grandes possuem verba para aprimorar o bem-estar dos funcionários que nela trabalham. Por causa de exemplos como o acima, há a crença de que é necessário ser assim logo no início. Mas não quer dizer que o Google pode e você não, é que há mais fatores em jogo:

E por que não?

Quando é atingido determinado porte e número de funcionários, não há a necessidade de manter todos eles vidrados em suas tarefas por todo o dia, 24/7 (para se ter ideia, pede-se quatro horas produtivas por dia). Assim, enquanto uma pessoa descansa e se distrai, há outra dando continuidade ao seu trabalho.

Um negócio incipiente, no entanto, não possui o mesmo cacife nem a facilidade de vária pessoas num mesmo setor. Se um funcionário resolve parar para se distrair, esta parte do trabalho está parada (a menos que outra pessoa cesse o que está fazendo para impedir isso). Não estamos dizendo, no entanto, que é necessário estar ativo full-time, vai depender da tarefa em mão..

O Google não o é simplesmente por causa do ambiente interno (pelo contrário). Portanto, sua empresa não vai crescer porque você colocou uma sala de jogos no escritório. Sua empresa vai cresce e depois vai colocar uma sala de jogos no escritório.

Com isso dito, uma abordagem mais adequada ao cenário descrito é o que chamamos de White Office.

O que é o White Office?

Além do que dissemos, adornar um escritório com tanta coisa é caro. Sua empresa está começando, não dá para exagerar nos gastos. Solução? Não exagere!

Pense em sua sala como uma folha em branco, mas a única folha em branco que tem, então use-a com responsabilidade até conseguir outra.

Você vai precisar de um lugar para trabalhar, então uma mesa adequada para seu desktop  ou laptop e o de seus colegas de trabalho (e lugares pra guardar coisas, evitemos a desordem). Você também precisará se reunir com clientes e investidores já conquistados ou em potencial, então traga conforto a eles e arrume uma mesa para vocês se sentarem (e água, vocês vão falar bastante). Pronto!

“Mas só isso?”. É! Essa estratégia traz até algumas melhorias para o relacionamento interno na sua empresa, uma vez que minimiza toda a ideia de hierarquia e distanciamento entre cargos e torna o diálogo mais acessível, mais aberto.

, ,

Confira também:

Menu