Atualmente, conteúdo é fator decisivo para novas aquisições. Mas diferentes formatos de conteúdo repercutem de maneira diferente. Como as empresas podem investir em conteúdo que aproxima seus seguidores da marca em questão? Conheça o interlocutor de marca ou interbrander.
Conteúdo é rei? Mas e o relacionamento?
Demorou, mas as empresas estão percebendo que não basta apresentar um produto para que ele realmente seja vendido! É necessário compartilhar conhecimento e informar o público sobre os assuntos que permeiam essa compra!
Entretanto, principalmente com o advento de plataformas como YouTube ou Instagram, nem isso tem sido suficiente. Negócios estão perdendo público para indivíduos — pessoas, influenciadores digitais, conteudistas, blogs — que desenvolvem os mesmos tipos de conteúdo.
Por quê? Há casos e casos, mas são pessoas dando suas opiniões particulares e sinceras. Parte do motivo é que conteúdo feito por empresas costuma ser frio, distante e impessoal. Como consequência, a informação fica mais próxima de ser uma propaganda do que um conselho de amigo.
Então como resolver isso?
Existe uma forma de unir as necessidades de venda das empresas com a demanda do público por um relacionamento mais próximo? Assim surgiu o interlocutor de marca, que em inglês você pode chamar de brand spokesperson ou interbrander!
Uma pessoa que tomará o posto de interlocutor da marca e, por vezes, de porta-voz! Pode ser o dono do negócio, uma secretária ou você pode contratar alguém para isso. Você pode até ter mais de um interlocutor!
A partir disso, ele(a) ficará responsável por manter os seguidores atualizados sobre o que acontece na empresa, produtos e dicas sobre assuntos relacionados. Como? Com vídeos, stories, live, a criatividade é que manda!
Basicamente, seu canal será um blog mantido pelo interlocutor de marca! Ele dará uma visão descontraída sobre seu produto/serviço. Conselhos sobre o assunto, novidades, brincadeiras, solução de dúvidas… É como se seu seguidor tivesse um amigo que trabalha na sua empresa!
O objetivo aqui, como supracitado, é dar personalidade ao conteúdo, à empresa, e fugir do institucional! Claro que há casos em que o formato institucional será mais adequado, então depende da sua estratégia. Mas aqui a ideia é trazer a empresa para perto do público e vice-versa!
Quem quer ser um interbrander?
Para quem gosta da ideia de falar frente às câmeras, a profissão de interlocutor de marca pode ser ideal! Para isso, é importante ter bom domínio não só do conteúdo da empresa, mas da oratória e eloquência!
Como já dissemos antes, donos de empreendimentos também podem ser os interlocutores de sua própria marca! Basta-lhes tempo, disposição e um celular!