Quais os principais indicadores do sucesso de uma campanha?

Ao fazer uma campanha, é comum a preocupação com o sucesso dela na necessidade de gerar vendas. Mas, enquanto a publicidade digital possui a conveniência de poder ver métricas e indicadores quase em tempo real do desempenho das suas estratégias, ainda há certa dificuldade em digerir as informações e fazer planejamentos em cima delas. Afinal…

O que são esses indicadores?

Os indicadores de que estamos falando são chamados de indicadores-chave de performance (Key Performance Indicators ou KPI). Basicamente, eles servem para avaliar o êxito de determinada atividade empregada por uma organização.

Em alguns casos, esse sucesso é dado por determinadas práticas operacionais (como nenhuma falha no produto e satisfação do consumidor), enquanto em outros ele é definido pelo êxito em estratégias e planejamento. Analisando os KPIs certos, você consegue saber o que de certo e de errado está acontecendo no se planejamento e, a partir deles, mudar e/ou iterar sobre suas ações.

E quais indicadores são importantes para sua campanha?

Antes de falar de quais deles você deve observar, é importante ressaltar que tudo depende do tipo de estratégia que está adotando e que tipos de resultados você deseja. Usar os KPIs errados pode induzir a tomada de decisões equivocadas e atrapalhar o rendimento da sua campanha, em vez de ajudar.

Dito isso, não há uma receita infalível de KPIs que você deve analisar para conferir o sucesso da sua campanha. Como cada uma possui aspectos e formas distintas de ser realizada, cada uma destas peculiaridades deve ser cnsiderada antes de decidir o que é mais importante para você. Então, em vez de listar de forma específica, vamos explanar de uma forma geral e você mesmo decidirá quais usar, OK?

  • Indicadores primários

    Eles indicam se seus objetivos estão sendo cumpridos e se sua campanha está dando o resultado esperado. Portanto, devem ser analisados diretamente pela diretoria e/ou outras divisões correlatas da empresa.
    Nessa categoria estão a receita total ou por compra em site, quantidade de leads ou seguidores, custo por lead, taxa de conversão…

     

  • Indicadores secundários

    Aqui entram dados que são relevantes principalmente por setores de gerência para definir táticas de sub-áreas da empresa. Assim, dá pra saber quais ramos estão trazendo os resultados apontados pelo KPI primário.
    Como exemplos, temos origem de tráfego, receita por categoria, novos seguidores em cada canal, custo por lead em cada etapa do seu funil de vendas

     

  • Indicadores terciários

    Por último, neste item ficam os números mais brutos, mais detalhados e que explicam o motivo das métricas secundárias e primárias.
    Mais especificamente, podemos citar o número de visualizações de um vídeo, páginas mais vistas, taxa de rejeição, palavras-chave mais buscadas para seu negócio…

Em suma, defina KPIs que se relacionem intimamente para construir a informação que define como o seu objetivo está ou não sendo alcançado. Indicadores terciário, secundário e primário devem todos estar ligados de forma que um explique, de forma mais detalhada, o que causou um aumento ou queda nos números do outro.

, , , , , ,

Confira também:

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu