3 ferramentas para trabalhar em equipe

Trabalhar em equipe traz vários benefícios para o cumprimento dos projetos de uma empresa! Divisão de tarefas, pensamento coletivo, tudo colabora para um resultado com maior qualidade. Mas, para isso, é necessário que haja sintonia e organização entre seus membros. Este texto reúne alguns serviços para levar seus projetos aos resultados!

Gerencie projetos com o Trello!

Para quem já conhecia as técnicas de gestão de projetos, o Trello é um agradável déjà vu. Inspirado no kan-ban, ele é um aplicativo focado na organização e distribuição de tarefas.

Nele, você cria as tarefas para sua equipe e elas viram “cartões”, que podem conter variados tipos de informações. Você pode delegar tarefas a membros da equipe, colocar prazos, checklists, anexos… Depois, esses cartões são distribuídos em colunas.

Essas colunas, por padrão, são nomeadas “To Do” (para fazer), “Doing” (fazendo) e “Done” (feito). Todavia, você pode alterar como julgar conveniente (sugestão: substitua o “To Do” por “Frio”, “Morno” e “Quente” para uma divisão mais visual das prioridades).

O interessante do Trello é que ele funciona tão bem colaborativamente quanto em tarefas pessoais! Basta criar “quadros” separados para cada necessidade. O aplicativo está disponível na web, além de dispositivos móveis e (mais recentemente) Windows e Mac!

Mantenha contato com o Slack

Um dos principais fatores para assegurar a sintonia em um projeto é o diálogo. Muitas empresas recorrem ao WhatsApp ou Facebook para isso. Mas o Slack propõe ser um ambiente de conversas voltado para o trabalho em equipe!

Inicialmente, após criar um grupo, ele começa com dois subgrupos: “general” e “random”. Você pode criar subgrupos para cada divisão da equipe ou assunto que será tratado e escolher quem acessa cada um. Uma de suas principais vantagens é um potente recurso de busca. Como novos membros podem ter acesso às conversas anteriores, todo mundo tem acesso ao que precisa!

Outro aspecto considerável está nas integrações com serviços populares como Dropbox, Evernote, Google Calendar e até os serviços aqui citados! Para te ajudar, ainda há um chatbot integrado para automatizar ações e tirar dúvidas sobre funcionalidades! O Slack está disponível para celulares, tablets, desktop e na web!

Colabore com o Google Docs/Sheets/Slides

Antigamente, demorava-se muito na hora de colaborar em um documento, planilha ou apresentação. Altera um trecho do arquivo, envia ao colega e espera-o enviar de volta. Esse ciclo era repetido até a conclusão e tomava dias, semanas…

Não é à toa que as ferramentas do Google Drive são amadas por estudantes e profissionais de vários setores há anos! Com elas, você consegue editar um documento, atuar sobre uma planilha ou modelar uma apresentação junto com os membros dos seus projetos! Basta enviar-lhes o convite por email ou gerar um link. Você vê as alterações do colega e ele vê as suas, tudo em tempo real!

É claro que outros serviços como o Dropbox e o Microsoft Office já possuem alternativas. Mas o Google Docs ainda sim é o mais utilizado e prático da atualidade! A suite de aplicativos do Google Drive está disponível para dispositivos móveis e na web!

Juntou sua equipe?

Há uma infinidade de opções para melhorar a forma como uma equipe trabalha. Freedcamp, Bitrix24, Asana, Wrike, a lista é grande. Contudo, uma vez que você consiga adentrar com seus projetos em alguma dessas ferramentas, temos certeza que seu fluxo mudará drasticamente!

, , ,

Confira também:

Menu