Branding: o que é e como construir o seu

Nenhum comentário

Você sabe dizer por que não há fotos de produtos no Instagram da Apple? E por que o mesmo não acontece no Instagram da CalifiaFarms? Se você sabe a resposta, é provável que você saiba o que é branding. Se você não sabe ou não conseguiu responder às perguntas, vem com a gente!

O que é branding?

O termo “branding” é a verbalização do termo “brand” em inglês, que significa marca. Branding é, basicamente, a atribuição e gestão da expectativa, da reputação que gira em torno de uma marca.

Marca, neste contexto, não se refere ao logotipo da sua empresa. Trata-se da imagem do negócio no geral, do conceito e de como o consumidor o enxerga! A Apple, por exemplo, é vista por muitos como o pináculo do design e da sofisticação na tecnologia. Isso faz com que haja a expectativa de alta qualidade em cada produto que lançam.

Isso responde à pergunta do primeiro parágrafo! A Apple não precisa mostrar seus produtos o tempo todo se seu conceito e expectativas são bem conhecidos. Esse não é o único motivo, mas também não queremos dizer que sua empresa deva se comportar como ela!

Não venda um produto…

Com isso dito, o que você pode fazer para construir seu branding? Em primeiro lugar, é importante salientar a palavra “construir”. Trata-se de um processo longo cujos frutos você provavelmente só verá em longo prazo. Portanto, trabalhe nisso com paciência e perseverança!

Partindo do que dissemos acima, branding é composto de uma série de ações que transmitem o conceito da sua empresa. Um dos fatores que tornou a Apple o que ela é hoje foi esse: ela não vendia um produto, mas um conceito!

Muitas empresas, em contrapartida, preferem usar o preço como diferencial. É importante, sim, mas é necessário construir um valor que torne o preço aceitável. Se o seu concorrente tem o produto mais caro, mas construiu o próprio branding, suas chances de ficar para trás são consideráveis!

Mas como alcançar esse valor?

panificadoraConsidere um possível cliente passando pela sua empresa e sua concorrente… O que faz o seu produto ou serviço se distinguir dos demais? Você precisa conhecer esse diferencial e saber quão clara é essa distinção!

Suponhamos que sua empresa seja uma panificadora dentre tantas outras na região. Talvez a sua conte com tipos de pães que nenhuma outra na região possui. Talvez ela tenha os mais rigorosos critérios de qualidade de produção. Se ela não for autêntica de alguma forma, é necessário buscar formas de conquistar isso.

OK, autenticidade é um dos fatores, mas seu público precisa ver benefícios nisso. Como esse novo tipo de pão pode mudar a forma como as pessoas comem? Talvez ele encaixe em uma receita como nenhum outro! É importante dar relevância a seu produto na vida do seu público-alvo!

Você agora tem um excelente pão, mas seu público não o conhece! Nossa panificadora aqui vai investir em vídeo marketing, fazendo receitas e demonstrando aplicações. Há várias possibilidades nesse momento aqui, então sugerimos o Curso No Interior do Marketing para te deixar por dentro!

Para finalizar, é claro, é necessário que sua panificadora entregue o produto com consistência! Mantendo a qualidade, o sabor e tudo que faz seus clientes voltarem a comprar!

Então mão na massa!

O processo supracitado, quando aplicado à sua empresa, pode trazer mudanças severas. Talvez seja necessário reelaborar a proposta do seu negócio para fazê-lo destoar de outros similares! Todavia, como dissemos, branding é um processo longo, que requer paciência e perseverança!

, , , , ,

Confira também:

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu