Vídeo marketing: dominando a gravação

Quando se pensa em investir em vídeo marketing, a primeira preocupação é a de desprender uma verba considerável em um estúdio e profissionais com equipamentos sofisticados. É sempre ideal que você disponha deste aparato ao seu lado, mas nem toda empresa é capaz de sustentar tal investimento. Se você quer produzir vídeos com conteúdo informativo, não pode investir o valor necessário e não liga em botar a mão na massa, confira aqui algumas dicas de como você mesmo pode fazê-lo sem gastar muito!

Imagem para encher os olhos

vídeo marketing

Vamos começar com uma realidade: enquanto ainda é difícil superar as rebuscadas câmeras profissionais, uma boa qualidade de imagem não está tão distante quanto você pensa. Um celular como o Google Pixel, Samsung Galaxy S8 ou iPhone 7 é capaz de tirar fotos e gravar vídeos que, sob um olhar despercebido, conseguem facilmente se passar por câmeras mais robustas. Ah. não esqueça de filmar com o celular na horizontal, já que em um computador o vídeo vertical ficaria pequeno e difícil de ver.

Não precisa ir tão alto também, se os aparelhos citados estão fora do seu alcance, já que mesmo um Moto G mais atual também daria conta do recado perfeitamente. Se você não é muito adepto aos celulares, você pode até usar sua webcam. Se a sua não é muito boa, você pode comprar uma Logitech Quickcam Pro 9000 ou uma Microsoft Lifecam Show que são extremamente capazes, principalmente pelo quanto elas custam!

Vídeo marketing é áudio também!

Image result for mic recording

Essa aqui é outro ponto para os smartphones… Você deve ter um fone de ouvido em algum lugar e há chances de que ele tenha um microfone. Se tiver, pegue-o, passe-o por dentro da camisa e em torno do pescoço de forma que o microfone esteja próximo o bastante para garantir um som limpo e discreto o suficiente para não ser facilmente visto na filmagem. Isso mesmo! O microfone do seu fone será sua lapela!

Dai é só pegar um app como o Recforge para gravar o áudio que sai dele pelo celular! Se não gostar da ideia, você pode comprar uma lapela de verdade da Audio Technica ou da Leson (se quiser um excelente para plugar no celular, sugerimos o Rode Smartlav+).

Preparando o ambiente

Image result for home office

Hora de gravar sua campanha de vídeo marketing. Você vai precisar preparar o seu cenário: pense no contexto do que você quer passar. Será que é mais interessante gravar no escritório, num local aberto, num cômodo da sua casa?

Um aspecto essencial que deve ser levado em conta depois disso é a iluminação. Sempre que possível, use a iluminação natural do dia, o sol. Se não der, improvise uma luz que incida diretamente nos elementos principais da cena, uma lâmpada, luminária, janela, lampião… Use a criatividade, o importante é que você ou o que estiver sendo filmado apareça com detalhe.

Gravação e edição

Na hora de gravar, sugerimos conferir o conteúdo deste post. Ele detalha como você deve pensar sua estratégia de vídeo marketing: da definição da persona, do roteiro até as oportunidades de venda! O vídeo acima, desenvolvido para a Fork Hamburgueria, mostra um exemplo de roteiro simples: com conteúdo e conceitos que sua empresa já possui!

Na hora de editar, temos um texto com dicas para te ajudar a fazer tudo no celular mesmo. Ou então você pode ir para um computador com um editor de vídeos como o Camtasia, que é mais barato, ou ir para os mais robustos como o Adobe Premiere ou o Sony Vegas.

, , , , ,

Confira também:

Menu