Como deixar seu Facebook mais seguro?

Praticamente todo mundo conhece ou já ouviu falar de alguém que teve sua conta invadida. Isso era bem frequente quando as redes sociais e serviços de email não tinham um compromisso tão forte com a proteção. Mas, mesmo hoje, com os infindáveis esforços de equipes de segurança, ainda podem ser encontrados casos de invasão.

O Facebook, por exemplo, tem feito o que pode para garantir a proteção das suas informações. Mas isso não quer dizer que você deva baixar a guarda e deixar tudo por conta deles. Aqui vão algumas dicas para você se prevenir.

1: Configurações extras do Facebook!

 

Você provavelmente já viu algumas das dicas do Facebook na sua linha do tempo. Elas estão todas reunidas na Central de Ajuda, mas vamos mostrar aqui alguns dos recursos mais importantes.

Um recurso que recomendamos manter ativado é a autenticação de dois fatores (em Configurações > Segurança e login). O que ele faz, basicamente, é adicionar mais uma camada de proteção à sua conta. Assim, sempre que fizer login, você receberá um número ou um aviso para confirmar que é você.

Outra possibilidade é escolher contatos de confiança para caso algo dê errado. Se você perder acesso à sua conta, os amigos que escolher aqui poderão te ajudar a recuperá-la! Basta voltar a Configurações > Segurança e login e clicar em “Escolher entre 3 e 5 amigos para contatar se você perder o acesso”. Escolha os contatos de confiança e pronto!

Para ter certeza que está tudo ok, recomendamos conferir a seção “Onde você se conectou” de vez em quando. Ela te informa como, onde e quando sua conta foi usada. Uma última sugestão é ativar a opção “Receber alertas sobre logins não reconhecidos”.

2: Use um gerenciador de senhas

Essa aqui não vale somente para o Facebook, mas para toda a sua vida digital! Um gerenciador de senhas organizará todas as senhas das suas contas. Para o contexto deste post, recomendamos o LastPass! Por quê? Ele gera senhas bem mais seguras e você não precisa guardá-las!

Uma vez instalado, mude a senha do seu Facebook e deixe que ele gere uma nova. Depois disso, deixe que os mecanismos de segurança dele complementem os que você já fez no Facebook. Se estiver no celular, por exemplo, você pode usar a digital para fazê-lo preencher a senha!

3: Use o bom senso!

É claro: nada disso será útil sem as devidas precauções! Nunca deixe o Facebook aberto em computadores públicos (ou de outra pessoa), não repetir a mesma senha em outros sites deixe o LastPass criá-las e não terá esse problema)…  isso não vale só para o Facebook, mas é importante reforçar a importância de manter tudo bem organizado e seguro!

E você? O que faz para deixar sua conta mais segura? Tem alguma dica que não mencionamos aqui? Conte para nós o que achou!

, ,

Confira também:

Menu