Como e por que vender pelo Instagram?

O Instagram está repleto de recursos para empresas que precisam vender pela internet e Isso não é novidade para ninguém. Mas você sabia que dá para colocar seu catálogo de produtos nele também? E que seus clientes podem comprar através dele?

O que é e por quê?

instashopColoquialmente chamado de Instashop (nome não-oficial), o recurso gira em torno da possibilidade de marcar produtos nas fotos. A ideia é a seguinte: você entra no perfil de uma loja e vê as fotos normalmente.

Se interessou por uma jaqueta? Clique nela! O conceito é bastante similar a quando você quer saber que pessoas estão numa foto! Clique sobre a etiqueta e verá mais detalhes sobre o produto, inclusive com o botão de compra! Quer um exemplo prático? Visite o perfil da @lelisblanc e passeie pelas fotos.

Significa que seus clientes agora podem comprar pelo Instagram! Você aproveita o tempo em que seu público-alvo circula na plataforma e o deixa muito mais próximo de uma aquisição! Com um bom acervo de fotos e estratégias bem alinhadas, seu cliente pode comprar de você a qualquer hora! Basta que ele esteja no Instagram e se interesse por algo em uma de suas postagens!

É bom para os dois lados: o consumidor não precisa mais dar-se o trabalho de procurar informações sobre algo em que se interessou e o vendedor não precisa entupir a legenda foto e a legenda com informações! Só que, antes disso, há uma série de requisitos até que seu negócio possa usufruir do recurso:

Como habilito compras no Instagram?

comprasA primeira coisa que você precisa averiguar é se seu negócio tem uma loja no Facebook. É de lá que o Instagram colhe todas as informações dos seus produtos e a integração para concretizar a compra. Também é necessário que sua conta seja um perfil comercial (se você não fez isso ainda, é fortemente recomendado).

Feito isso, sua conta provavelmente já estará aprovada para a marcação de produtos e uma notificação surgirá te informando disso. Caso não apareça, vá às Configurações, Compras e clique em “Começar”. Se o item Compras não apareceu ainda, sua conta ainda está em análise.

Com tudo pronto, é só fazer o procedimento supracitado! Escolha uma foto, toque nos produtos que nela aparecem e escolha dentre as opções do seu catálogo!

,

Confira também:

Menu