As principais redes sociais para vídeos

Não há dúvidas de que o vídeo marketing só traz benefícios para quem investe nele. Agora queremos te ajudar a decidir qual a rede social certa para suas estratégias de vídeos.

Se você ainda não possui uma estratégia de vídeo marketing ou ainda não domina a gravação, sugerimos que leia os textos contidos nos links acima. Caso já esteja craque no assunto, vamos começar!

Facebook:

É claro que o Facebook é o primeiro que vem à mente quando se fala em redes sociais. Acontece que ele também é uma ótima plataforma de vídeos. Nós já abordamos a discussão sobre Facebook vs YouTube e um dos pontos-chave para esta rede social é ser tão amplamente usada.

facebook

Neste contexto, o Facebook é ideal para quem deseja usar os vídeos para alavancar vendas ou deseja um impacto de curto prazo. O ponto fraco é que ele não facilita a descoberta do vídeo muito tempo após sua postagem.

YouTube:

Se estamos falando de vídeos, não podemos deixar de lado a rede social que catalisou isso tudo! Até hoje, o YouTube ainda é sinônimo desse tipo de conteúdo! Aproveitando a comparação feita anteriormente, ele é útil para que seus vídeos sejam facilmente encontráveis para a posteridade. Além disso, se você gostaria que seus futuros clientes viessem a você através dos vídeos, o YouTube é uma ótima solução! Mas o principal ponto positivo é que esta é a única plataforma que oferece alguma forma nativa de monetização.

vídeos

Um ponto fraco, no entanto, é a forma como outras redes sociais (como o próprio Facebook) têm diminuído o impacto dos vídeos vindos do YouTube deixando-os com a aparência de um mero link. Não é culpa dele, mas isso atrapalha bastante quem quer atrair público do Facebook para ele, por exemplo! Mas nada impede que você faça upload do seu conteúdo para ele em conjunto com outras plataformas!

Instagram:

Junto com o Facebook, o Instagram é um dos favoritos da lista de apps dos usuários de smartphones! A chegada das Stories e do IGTV mostram o ecletismo da rede social com vários formatos para variados conteúdos e finalidades!

instagram

O problema, contudo, são as limitações de cada formato… Stories são limitadas a 15 segundos e somem após 24 horas (a menos que coloque-as como destaque). Vídeos no feed são limitados a um minuto e no IGTV são preferidos os formatos verticais (embora já seja possível usar vídeos na horizontal). Isso tudo serve para consolidar as intenções da plataforma quanto à experiência do usuário.

Conclusão:

Como dito anteriormente, você não é obrigado a se limitar. Com o tempo, você pode disponibilizar conteúdo em mais de uma plataforma (quando possível) e até oferecer conteúdos distintos em cada uma conforme apropriado!

Outro detalhe, dito brevemente, é que você encontrará muitas funcionalidades de um serviço disponível nos demais. Por exemplo, as Histórias do Instagram são um recurso vindo do Snapchat. Isso pode facilitar uma decisão baseada no modelo de veiculação, mas é necessário compreender mais profundamente o público-alvo para definir qual usar.

Ah! Quando decidir qual plataforma usar e começar a fazer seus vídeos, não esqueça de dar uma olhada nesses apps para dar um up nos seus vídeos! Mande para nós o resultado também!

, , , , , , ,

Confira também:

Menu