Como ser um fotógrafo com seu smartphone?

Não importa qual seja seu smartphone, você provavelmente o utiliza para tirar fotos. Seja uma selfie, uma paisagem ou para a criação de campanhas! Todavia, muitos ficam insatisfeitos com a câmera do próprio smartphone e optam por comprar outro (ou uma câmera propriamente). Este texto visa te convencer a não fazê-lo (ainda) e aproveitar mais os recursos disponíveis.

Tenha o controle de uma câmera profissional!

As máquinas DSLR e mirrorless costumam ser escolhidas por profissionais por contarem com recursos mais avançados de fotografia. Longa exposição, abertura do diafragma, foco manual… Se você não conhece esses termos ou acha que é demais para suas necessidades, sugerimos avançar para o próximo tópico.

Até pouco tempo, estes eram superpoderes exclusivos máquinas mais caras. Alguns destes recursos já estavam disponíveis nos smartphones há muito tempo, mas a maioria teve de esperar até versões mais recentes do Android para chegar às pequeninas câmeras.

Apps como o Open Camera ou o Manual Camera te dão todos os controles que o sensor do seu smartphone puder oferecer: Desde velocidade de obturador até captura em RAW! Destaque para a parte do sensor, porque não é todo celular que possui estes recursos, mas a maioria dos smartphones mais recentes (a partir de 2013/14) estão dentro.

[appbox googleplay com.flavionet.android.camera.pro]

Enquadre suas fotos com maestria!

OK, essa pode não te convencer a segurar seu celular por um tempo antes de querer subir de nível, mas não deixa de ser um up para a qualidade das suas fotos:

Você conhece Regra dos Terços? Espiral de Fibonacci? Proporção Áurea? Esses são só alguns exemplos de formas de enquadrar objetos para suas fotos ficarem mais atrativas (o conceito vai bem além disso, essa é apenas uma das utilidades).

Se você não conhece ou se conhece e não consegue aplicar, uma boa solução é usar um app chamado Camera51. O que ele faz? Simplesmente te mostra para onde você deve apontar a câmera! Bacana, né?

[appbox googleplay com.camera51.android]

E que tal umas edições?

 Snapseed: captura de tela

Se sua foto ainda não está boa, não precisa ter vergonha de fazer umas modificações (sshhhh, ninguém vai saber, é só fazer direitinho). Gostamos muito do Snapseed e do Pixlr para este fim, mas apps do gênero não faltam! É só entrar lá e fazer as mudanças de cor, foco ou usar filtros!

[appbox googleplay com.niksoftware.snapseed]

E agora? Deu pra curtir mais o celular? Tem alguma dica de app de fotografia para nós? Conta pra gente, adoramos tirar fotos!

, , , , , , ,

Confira também:

Menu