UX e postagens incríveis com seu celular!

Como é o visual das postagens da sua empresa nos canais digitais? Sua resposta a essa pergunta pode impactar profundamente no sucesso das suas estratégias. Calma, vamos explicar tudo para você. Mas antes, precisamos falar sobre alguns conceitos que lhe ajudarão a entender melhor.

O que é UX?

UXNós já falamos sobre isso em um outro texto, mas vamos recapitular. UX é o termo que define a forma como você utiliza um produto ou serviço. A sigla, cunhada por Donald Norman, significa User Experience ou Experiência do Usuário. Ou seja, tudo ao seu redor possui (ou deveria possuir) um estudo de UX por trás!

A pesquisa e desenvolvimento dessa área baseia-se principalmente em três princípios: Aparência, sentimento e usabilidade. Todavia, se algum desses três itens não for satisfeito, o resultado é uma experiência comprometida. Isso pode acarretar frustração por parte do usuário, perda de engajamento e até de vendas!

E o que isso tem a ver com as postagens?

Resultado de imagem para office equipmentCelulares, notebooks, sites, aplicativos são excelentes manifestações da presença do UX. Com a evolução rápida da tecnologia, é comum encontrar diferenças bem visíveis entre produtos e/ou serviços pressupostamente similares! Veja, por exemplo, as distinções entre um iPhone e um celular com Android (este inclusive possuindo discrepâncias entre si)!

Aliás, o que você vê na tela do smartphone está ainda mais sujeito às mudanças causadas por pesquisas em UX! Facebook, Google, WhatsApp estão atualizando e testando novas funcionalidades o tempo todo! No meio disso, eles estão também melhorando sua experiência!

A realidade do parágrafo acima nos deixa mais próximos do ponto chave deste texto. Nessa busca pela experiência ideal, os aplicativos procuram sempre minimizar a mão de obra vinda do usuário. Isso quer dizer que eles fazem de tudo para você precisar fazer menos. Resumindo mais ainda, é a busca pela simplicidade e praticidade!

Essa busca pela experiência ideal, simples e intuitiva interfere profundamente na abordagem da sua empresa. Mas, para entender o que mudou, precisamos relembrar como era…

A experiência da informação

panfletos

Quando se fala em outdoors, panfletos, flyers, a ideia é aproveitar ao máximo o espaço. Em propagandas na rádio (por mais que não haja um aspecto visual) e na televisão não é diferente. Tanto que alguns preferem acelerar na transmissão das informações para conseguir passar tudo em um curto intervalo de tempo.

Isso acontece porque esse é o único espaço disponível para passar os dados necessários nesse meio de comunicação. Nas postagens em redes sociais como o Facebook ou Instagram, a história muda!

Para começar sempre há, pelo menos, sua marca (na foto da sua fanpage) e (opcionalmente) uma legenda. Esses dois elementos, por si sós, já te livram de colocar uma logo em cada imagem/vídeo que publicar.

Isso faz parte daquele raciocínio de minimizar a mão de obra vinda do usuário. Se você coloca sua marca na foto de perfil, não precisa colocar em todas as postagens de fotos. Assim, você só precisa usá-la uma vez!

Também não precisa mais esmiuçar aquela lista de informações (data, local, preço, dados de promoções, nome do cachorro) na peça. Coloque tudo na legenda ou deixe um link pro seu site (se tiver) onde vai poder detalhar tudo! Deixe no seu post ou no seu anúncio somente o essencial…

…o conteúdo!

postagens
Para isso, não precisa de muito design. As propagandas dos meios tradicionais “requerem” uma boa diagramação, com letreiros chamativos, geometrias e cores que saltam aos olhos. Mas, nas redes sociais, uma boa foto ou um bom vídeo podem até render melhores resultados!

É claro que não deve-se descartar as peças de design! Há abordagens estéticas que visam pura e simplesmente chamar a atenção e isso é importantíssimo também nas redes sociais. Queremos dizer que essa não é a única saída. Então, se você não pode recorrer ao recurso do design, não deixe que isso te impeça de vender! Se, no entanto, você pode usar essa estratégia, lembre-se de focar no conteúdo!

Quer um exemplo?

Workshop-parte-2-Workshop-parte-1-

A primeira imagem mostra um exemplo de publicidade impressa. Como este é o espaço disponível para transmitir a informação, é nele que tudo se encontra. Título, descrição, logo, especificações… Não há nenhuma outra forma de deixar os dados evidentes. Tudo fica na mesma peça.

Em contrapartida, no Instagram há a logo e o nome da empresa no topo, dispensando dois elementos da imagem principal. A legenda pode passar toda a informação textual que era necessária num panfleto. Além disso, podemos ver como as pessoas interagem com seu “panfleto virtual” e elas podem até deixar de recebê-lo!

, , ,

Confira também:

Menu