Governo federal concentra verbas de publicidade em Facebook

VerbaFBJá faz alguns anos que o governo brasileiro possui verba dedicada a plataformas digitais, como YouTube, Adsense, Adwords e Facebook. Mas, no caso deste último, os investimentos começaram tarde. Apenas em 2010 os esforços federais começaram a desbrochar na rede social.

Segundo dados levantados pelo UOL, no entanto, a história atualmente é outra: Apenas em 2014, o Facebook recebeu mais de 24 milhões de reais em propaganda do governo federal, comparado com os R$ 19 milhões fornecidos à Veja – que é a revista semanal campeã de investimentos governamentais. Além disso, a rede social superou também o jornal O Globo, que conseguiu R$ 21 milhões dos órgãos federais.

redes_sociais

A rede de Mark Zuckerberg superou, inclusive, as verbas destinadas ao YouTube e plataformas de propaganda do Google com mais de três vezes o investimento nos serviços em questão. O número surpreende, mas vale ressaltar que o Facebook já superava as plataformas da gigante de buscas desde o segundo ano de investimentos na rede.

Mas… Por quê?

As verbas de marketing destinadas ao Facebook ainda não superaram as destinadas a TV, mas já provocaram quedas consideráveis nos últimos anos. O mesmo comportamento pode ser percebido com… as pessoas! Você mesmo provavelmente via mais televisão antes do que hoje.

O governo, como toda empresa que investe em marketing, precisa saber e sabe muito bem disso. Nada mais natural para atingir um público do que ir onde ele está! O tempo que as pessoas passam no Facebook está aumentando, já é maior que o tempo passado no YouTube e, convenhamos, você não lê tanto jornais e revistas quando você tem um celular no bolso à sua disposição!

O que está acontecendo é que os órgãos federais estão fazendo justamente isso. Não é que eles sejam visionários aumentando esforços em internet, é um passo relativamente óbvio a ser dado. Eles não estão dispensando os canais tradicionais e nem devem fazê-lo ainda, com a importância que eles têm. Mas esses órgãos reconhecem o peso do universo digital e estão trabalhando de forma equivalente!

E a sua empresa? Como vão os investimentos dela em publicidade?

Dados: UOL

, , ,

Confira também:

Menu