A importância de um site no mundo social media

É muito comum donos de pequenas e médias empresas visualizarem a presença de um site como uma possibilidade descomedida de crescimento: Uns acreditam que sua simples existência como uma vitrine será suficiente; outros desejam apenas uma boa posição no motor de buscas do Google; há até quem ignore por completo a possibilidade de uma página na web e que deposita todas as suas moedas numa fanpage bem atualizada no Facebook. Qual é a abordagem correta?

sitePor que é importante ter um site?

Ter seu espaço na internet é uma excelente forma de mostrar ao mundo o que sua empresa pensa e propõe para seu público. Todos conhecem os benefícios que um site traz em vendas, mas atualmente não basta somente comprar um domínio e contratar um web designer para ganhar dinheiro com sua página.

Por que ele sozinho não basta?

Antes do advento das redes sociais e dos aplicativos, ter uma página na internet era sua única forma de interagir com seus clientes. Hoje, em contraste, essa é apenas uma das miríades de caminhos para atingir seu público-alvo e seu site precisa se portar adequadamente a essa realidade. Acontece que esse “mundo novo” de redes sociais, em vez de atrapalhar o sucesso de um site, acaba por ajudar.

Qual é a maneira certa?

Uma das formas em que um contribui com o outro é a possibilidade de realizar campanhas nas redes sociais voltadas para a geração de tráfego na sua página. Só que isso sozinho não basta, então o Facebook já possui uma ferramenta chamada Pixel de Conversão que permite identificar quando um acesso veio da rede supracitada e transformar esse visitante em público para uma propaganda lá dentro.

blogNo entanto, para levar visitantes à sua página na web e no Facebook, você precisará de conteúdo para manter o interesse do seu público. É importante manter tudo em constante atualização – não é necessário adicionar novidades todos os dias, mas a constância monida de bom senso será fundamental. Outro fator útil para trazer clientes é fazer bom uso das técnicas de SEO para conseguir um bom número de impressões e acessos nas buscas do Google.

Mas calma…

Em primeiro lugar, a simples existência de um site não causa por si só um aumento de vendas para sua empresa. Entenda, não permita que o site da sua empresa seja apenas uma vitrine. Também não ajuda ter um bom ranking no Google sem que seu site possua ao menos algumas das táticas abordadas acima. É uma dura verdade, mas seu site se transformará num rótulo sem produto, um recipiente sem conteúdo!

site

Outro cuidado importante é não ficar preso ao desktop. Projete e experimente sua página pensando nos usuários de dispositivos móveis. Prova de que o mundo está tendendo para a mobilidade é que o próprio Google já está priorizando resultados de buscas com páginas apropriadas para a exibição em telas pequenas!

, , , ,

Confira também:

Menu