Instagram habilita ordenação por relevância, e agora?

A pouco mais de dois meses atrás, o Instagram apresentou duas grandes mudanças para sua plataforma: vídeos de até 60 segundos e uma nova ordenação para seu feed. No entanto, apenas a primeira viu a luz do dia no momento em que a empresa atualizou. A segunda novidade viu o ódio e repúdio da mídia e dos usuários e, por isso, foi adiada.

Na última quinta feira (2 de junho), o Instagram anunciou que a nova ordenação do feed do aplicativo já está entrando em vigor, algumas contas já estão sentindo a mudança e as que ainda não foram afetadas serão atualizadas até o fim do mês. Mas vamos recapitular exatamente o que quer dizer isso tudo?

Basicamente, o Instagram fará algo parecido com o Facebook…

instagramDe acordo com o Instagram, ordenando o feed cronologicamente (ou seja, o post mais recente aparece primeiro, o segundo mais recente logo em seguida e por ai vai), 70% das postagens não chegavam aos seguidores e, no meio delas, muito conteúdo possivelmente relevante passava batido.

A nova ordenação do feed escolhe postagens que você está mais propenso a interagir (com base em linhas de interesse, seu histórico de curtidas e outras informações) e as coloca primeiro! O Facebook faz isso há anos, o Twitter começou a fazê-lo recentemente também

…então sua estratégia deve ser compatível!

E por que toda a revolta por parte da mídia e dos usuários em cima disso? Porque muitas
empresas e pessoas acreditam que vão perder audiência com a mudança! Mas, como a relevância é dada pela forma como seu seguidor interage com seu perfil, as pessoas que se engajavam, curtiam e comentavam suas postagens continuarão a vê-las. Suas fotos e vídeos perderam audiência para quem já não se interessava. Ou seja, tanto faz!

Se, todavia, você deseja expandir seu raio de ação para além das pessoas que já interagem com seu perfil e conseguir o interesse de quem você perdeu na atualização, então terá de comprar anúncios assim como no Facebook. Aliás, se quiser aprender como se faz, termos um ebook gratuito que ensina todo o passo-a-passo sobre como anunciar no Instagram!

, ,

Confira também:

Menu