Messenger Day, Status, Stories… qual a diferença?

A última atualização do WhatsApp veio acompanhada de muita confusão e desdém. Essa controvérsia aumentou logo em seguida com a chegada do Messenger Day ao mensageiro do Facebook. Depois disso, a rede social finalmente trouxe o recurso ao app principal… Será que há muita redundância? Estamos aqui para resolver esse dilema!

A missão é clara!

snapchatO Facebook já tentava abolir o Snapchat há muito tempo! Depois de três apps e uma tentativa de aquisição, a rede social começou a investir nas plataformas consagradas que já possuía em seu arsenal.

Desde então, em menos de seis meses, a gigante agregou funcionalidades idênticas ao Snapchat no Instagram Stories, WhatsApp Status e Messenger Day. Não contentes, os desenvolvedores da plataforma agora estão adicionando a funcionalidade ao app principal do Facebook!

Mas há um detalhe…

Sim, todos os serviços seguem o mesmo formato: Uma foto ou vídeo curto que desaparece depois de 24h. Parece até uma versão visual do início do Twitter, com compartilhamentos curtos e rápidos do cotidiano. Mas há dois motivos possíveis para a aparente redundância entre eles:

  1. O Facebook está testando qual app possui mais potencial para essa funcionalidade. O vencedor manteria o recurso, enquanto os demais deixariam-no de lado;
  2. A rede social está apostando nessa nova fórmula como uma nova vertente no futuro das redes sociais. Isso pode ser porque usuários do Facebook estão compartilhando menos conteúdo pessoal.

Com isso dito, há algumas particularidades que devem ser levadas em conta na hora de escolher em qual plataforma focar.

Instagram Stories

instagram storiesAs Histórias, ou Stories, foram a primeira investida séria do Facebook contra o Snapchat e a primeira bem-sucedida. Conseguiu 100 milhões de usuários ativos em dois meses e se equiparou ao Snapchat na última pesquisa. Isso possivelmente se deve ao foco nos criativos e fotógrafos de smartphones.

Mas o que diferencia as Stories das demais opções é a forma como as pessoas utilizam o aplicativo no geral. As conexões entre pessoas são mais liberais, bastando apenas clicar em “seguir” (e esperar a autorização da outra pessoa, em alguns casos). Você não precisa ser amigo de alguém para segui-lo. Graças a isso, pessoas e empresas podem atingir seguidores que vão além do seu circulo de amizades.

WhatsApp Status

A implementação desse recurso no mensageiro favorito dos brasileiros não é muito diferente das demais. No entanto, foi um dos mais controversos até então. Vale ressaltar que o WhatsApp nunca foi uma plataforma de conteúdo propriamente dito, o que pode ter dividido opiniões.

whatsapp status

Mas um dos destaques aqui é, assim como no Instagram, o público! É bem provável que sua lista de amigos no WhatsApp seja bem diferente de outras redes sociais. Alguns possuem mais contatos aqui, outros menos. Como o app ainda não possui funcionalidades voltadas para empresas (mas terá em breve), isso significa que seu uso é mais pessoal. Essa característica também implica outro diferencial: a habilidade de filtrar detalhadamente o alcance do seu Status!

Messenger Day

messenger dayA implementação do Facebook Messenger possui bastante similaridade com o WhatsApp, o que os torna bastante ambíguos. Ambos são mensageiros ganhando recursos sociais e possuem apelo mais pessoal.

Todavia, um dos principais motivos dessa ambiguidade pode se dever à popularidade dos dois em diferentes países. Por exemplo, o WhatsApp é o serviço mais usado no Brasil, mas o Messenger dispara nos EUA! Portanto, trata-se de uma redundância necessária para atingir mercados importantes! Mas nada impede que usemos o Messenger Day por aqui!

Facebook Stories

Um dos que estava há mais tempo em fase de testesfacebook stories, o Facebook Stories está se lançando aos poucos mundo afora. Talvez a demora seja por se tratar da plataforma principal da empresa ou pela riqueza de funcionalidades que virão. O primeiro ponto a se considerar é a maior diversidade do público (que não quer dizer, necessariamente, mais audiência).

Como ele ainda não atingiu todos os usuários, ainda é difícil saber ao certo alguns aspectos que podem evoluir com o tempo. Mas não é difícil imaginar como o Facebook poderia integrar profundamente as Stories às páginas de empresas e anúncios!

O diferencial do Snapchat

Com as diferenças bem descritas, fica mais fácil entender por que tantas “cópias” do Snapchat nos apps do Facebook. O Skype já teve vídeo-chamadas como seu argumento principal e hoje essa é apenas mais uma funcionalidade nos apps que usamos atualmente. A mesma coisa agora acontece com o fantasminha, que também precisará se remexer para continuar de pé!

, , , , , , ,

Confira também:

Menu