O que é Inbound Marketing?

Se você está começando a investir em publicidade digital agora, já parou para pensar na estratégia que está usando? Sim, fazer anúncios e atingir um público vasto funciona, mas esta não é a única forma de gerar vendas.

Antes de introduzir o conceito de Inbound Marketing, é importante que você saiba o que é geração de leads, um conceito extremamente relevante para a publicidade digital como um todo e crucial para o tema que abordaremos aqui:

Geração de Leads

Para começar, leads (ou lides) são pessoas e/ou empresas que se interessaram no seu negócio. Suponhamos, por exemplo, que você tenha um site e alguém chegue até você através do formulário de contato contido em sua página. Este é um lead, um contato “qualificado”.

Close-up of Hand Holding Text over Black BackgroundA geração de leads é o processo de encontrar pessoas possivelmente interessadas no que você faz. O seu formulário de contato é uma forma de gerar leads, por exemplo, um cadastro para download de um e-book ou a criação de uma conta de usuário também estão incluídos nesse conceito.

Captar leads não é benéfico apenas para o aumento imediato de vendas, mas para o estabelecimento da sua marca. Um lead potencialmente será também um vetor para a divulgação do seu negócio dentro do círculo de pessoas com quem ele se relaciona, alavancando a sua empresa a longo prazo!

Com essa ideia em mente, fica mais fácil adentrar no tópico chave deste texto:

Inbound Marketing

O próprio nome já denota boa parte do conceito: Inbound Marketing ? marketing de entrada ou ainda marketing de atração ? se diferencia do procedimento convencional de captação de leads fazendo com que o público vá até seu negócio porque ele realmente se interessa!

Em suma, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias para fomentar interesse e transformar gradualmente as pessoas em questão em clientes assíduos. Essa abordagem exige um planejamento de longo prazo, mas os resultados, se realizada de forma correta, são irreversivelmente poderosos!

A transformação de um seguidor em lead é, como mencionado, gradual. Nem todos os seguidores iniciais chegam a ser convertidos em clientes ? é o que chamamos de funil de vendas. Em contrapartida, trata-se de um processo cíclico, então tudo aponta para um número sempre crescente de pessoas assíduas. Mas como funciona?

1: Atração

O primeiro passo é fazer com que as pessoas saibam da existência da sua empresa e do que ela fala. Uns vão ignorar, outros vão começar a segui-la por terem afinidade com o assunto e é deles que sua empresa precisa.

Aqui vale usar postagens no blog do seu site, nas mídias sociais, textos e/ou vídeos com dicas… Enfim, alimente e informe seus seguidores com conteúdo de qualidade acerca do assunto!

2: Conversão de seguidores em leads

Agora entra o conceito que abordamos no início do texto. Faça landing pages, páginas de contato, o que for conveniente para conseguir o contato dos seus seguidores. Você agora precisa falar direto com eles!

cable, call, communication3: Concretização de vendas

Está na hora de transformar esses leads em clientes. Alguns deles já estão prontos para comprar de você, mas não são todos. Logo, você precisa identificar quem ainda não está pronto e nutri-lo com conteúdo que incentive a compra.

4: Fidelização de clientes

Se você chegou até aqui, já conseguiu bastantes vendas. Esse é o momento em que você mostra aos seus clientes que vale a pena continuar comprando de você (o famoso relacionamento pós-venda). Ofereça a eles dicas para tirar mais proveito do seu produto/serviço ou outras compras possíveis para acompanhar a nova aquisição.

5: Análise

OK! Sua estratégia deu certo e você conseguiu vários clientes fiéis, mas você saberia dizer os fatores que realmente influenciaram nesses resultados? Estude quais landing pages, posts e emails trouxeram melhores frutos e você será capaz de replicar e aprimorar esta estratégia. Mas não fique preso ao que deu certo, estude seu planejamento também como forma de visualizar novas estratégias e até novos públicos. Experimente e repita o ciclo!

Tudo pronto?

Se você executar corretamente os passos acima, não tem volta! É claro que você não deixa de fazer o passo anterior para avançar ao próximo. Na maioria dos casos, essas ações são executadas em paralelo. Ou seja, enquanto você leva alguns clientes à etapa de fidelização, você ainda precisa atrair novos clientes e analisar a progressão anterior. Tudo acontecendo simultaneamente! OK, nem toda empresa tem condições para tanta coisa, mas faça até onde a sua puder e eventualmente ela chegará lá!

, , , ,

Confira também:

Menu