Por que ter um blog na sua empresa (e por que não)?

Já falamos o quanto é comum entre empresas a vontade de construir um site para abrasar o crescimento das vendas. Mas os frutos dessa vontade quase sempre são simples portfólios ou apenas uma forma mais centralizada de obter informações acerca da marca. Todavia, uma abordagem mais dinâmica é a utilização do blog, esta página que você está lendo. Afinal, você deve ou não ter um blog?

Por que ter um blog?

Se você é dono de uma empresa, ter um espaço em seu site para informar o cliente facilitará muito sua relação com o público-alvo. Você pode dar notícias do que acontece na sua empresa, sua área de atuação, dar dicas sobre seus produtos e assuntos relacionados, pode até colocar outras pessoas para escrever nele!

É possível também fazer do seu blog a sua empresa (que e o caso da maioria dos que conhecemos). Abasteça sua página com conteúdo e faça dinheiro com ele através de posts patrocinados e de ferramentas como o Google AdSense! Só não esqueça de divulgá-lo, temos várias dicas de como fazê-lo por aqui e em nossos canais sociais (sim, você também precisará gastar para ganhar).

Além disso, quando bem trabalhado, este espaço pode andar em conjunto com suas estratégias de social media, permitindo que o conteúdo das suas redes sociais se adapte à presença do blog e que este tenha conteúdo que complete sua campanha!

Por que não ter um blog?

%image_alt%Não há pontos negativos quanto à presença de um blog. No entanto, é necessário ter um planejamento eficaz e conseguir executá-lo se quiser obter resultados positivos com ele. Ou seja, para que um blog dê certo, você precisa fazer certo.

Quando um cliente ou seguidor começa a acompanhar um blog, espera-se que sempre haja conteúdo novo para ler, portanto é necessário manter uma frequência de postagem. Se você tem dúvidas se conseguirá manter esta assiduidade e não possui alguém para se dedicar a isso, talvez ainda não seja a hora de construir um blog.

Outro aspecto importante é, junto à questão da assiduidade, possuir conteúdo para abastecer o blog nesta frequência. Também não basta tópicos aleatórios: como dissemos, deve ser planejado e realizado em conjunto com sua campanha publicitária!

Mas por onde começar?

Se você já ponderou todos os pontos abordados e quer começar, a primeira coisa é comprar um domínio próprio (sim, comprar) e escolher sua plataforma: WordPress.com, WordPress.org, Blogger, Squarespace… Há uma infinidade de opções que podem tornar sua rotina mais fácil e simples ou robusta e mais complexa. Mãos à obra e não esqueça de nos mandar o link 😀

, , , , ,

Confira também:

Menu