Qual a frequência ideal para posts no Facebook?

Quantas vezes por semana você posta na sua fanpage do Facebook? Todo dia? Dia sim, dia não? Mais de uma vez por dia? Mas você planejou o seu conteúdo? Pois chegou a hora!

Qual o motivo?

%image_alt%

Em primeiro lugar, é necessário pensar o propósito do seu conteúdo. Na maioria dos casos, vale mais a pena focar o tempo e as verbas em anúncios, Facebook Ads. Dessa forma, você pode disseminar a sua marca a mais pessoas do que simplesmente as que curtiram a sua página, ainda mantendo a facilidade de alcançar pessoas com afinidade à sua área de atuação.

Mas sua marca também precisa se manter presente para quem te segue e evitar o esquecimento. Portanto não se pode contar apenas com anúncios.

Quantas dias por semana?

%image_alt%

A frequência com a qual você posta na plataforma depende, inicialmente, do fluxo da sua empresa. Uma grande empresa, com equipe dedicada a criar conteúdo e um extenso catálogo de produtos, não encontrará problemas para postar várias vezes todos os dias. Se o negócio não é tão grande, a melhor solução é focar em qualidade em vez de quantidade!

Outra observação importante: Postar todo dia pode tornar a sua fanpage enfadonha para quem a segue – pense em como fica enjoativo ter de comer a mesma comida todos os dias, por mais saborosa que ela seja – se não houver conteúdo para uma frequência diária, fazê-lo com esta frequência pode prejudicá-lo.

Quantos posts por dia?

Além dos fatos mencionados, existe ainda um outro dado relevante: Nem todas as suas postagens chegarão aos seus seguidores! Isto é uma solução do próprio Facebook para não abarrotar os usuários de conteúdo em horários de muita atividade.

Pensando nisso, uma possibilidade é escolher horários que unem uma alta taxa de uso com uma baixa atividade. Nada impede também que você realize testes: faça posts em diferentes horários do dia, analise as diferenças e estude que parte dessa disparidade foi causada pelo horário.


Em resumo, é importante distribuir seu conteúdo de forma a manter uma atividade considerável sem se tornar maçante e escolher os dias e horários que funcionarem da melhor forma possível. De preferência, crie uma tabela com os dias e horários que decidir, certamente vai ajudar no fluxo de posts da sua página!

 

, , , , , , , ,

Confira também:

Menu