Real-time marketing é o futuro da interação

O imediatismo nas interações aumenta a cada dia, graças às necessidades da rotina corrida. Nisso, começou a ser exigida uma maior agilidade no relacionamento entre empresa e cliente e, consequentemente, o marketing real-time. Mas o que é isso e por que é tão importante?

A internet é real-time!

real-timeA forma como as redes sociais lidam com acontecimentos é dinâmica e imprevisível. Um caso de real-time que surgiu em função disso foi o de várias empresas que dedicaram pessoas a monitorar o que ocorre na web e agir em cima disso. A premissa é engajar e aumentar a relevância da marca através de ações feitas “no momento certo”, “em tempo real”.

Seja um comentário relacionado a um evento de grande porte ou simplesmente interagir com as pessoas que falam da sua empresa em qualquer lugar da internet, o real-time marketing traz às pessoas a sensação de estar conversando diretamente com a empresa e de ser ouvida!

Isso, em termos gerais, é o que se define como real-time marketing: é a publicidade sendo feita em tempo real! É claro que não é improviso, pois isso pode levar a decisões comprometedoras e consequências inesperadas. Pelo contrário, até mesmo o imediatismo deve ser planejado pela empresa para evocar sentimentos e colher feedback!

O real time nos Stories:

Para cada novo meio de comunicação introduzido ao mercado, há mudanças comportamentais e estratégicas que o acompanham. Com a chegada das Histórias (ou Stories) no Facebook e no Instagram, há uma nova oportunidade de se aproximar dos seus seguidores utilizando o real time marketing!

O formato das Stories prega um conteúdo mais pessoal e instantâneo. É excelente para comunicar-se “frente-a-frente” com seu público sobre uma dica, uma promoção ou novidade. Isso você mesmo pode fazer pegando o celular e soltando o verbo, sem muita formalidade ou design (características não incomuns nesse meio).

Mas aja com calma…

Lembra que falamos que algumas empresas dedicaram equipe para fazer abordagens real-time? Pois bem, chegar ao imediatismo pleno pode custar caro para uma empresa de pequeno porte. Isso não impede que você invista na ideia, no entanto, já que você mesmo e quem mais gerencia seus canais digitais podem fazer investidas pontuais no real-time.

Um outro detalhe que citamos anteriormente e é importante frisar: planeje! Há casos em que a empresa desenvolve um diálogo com o público no ambiente digital e a pessoa por trás do negócio se deixa levar pelos próprios sentimentos! Isso acontece muito em situações de crise ou de feedback negativo no geral e deve ser evitado! Converse com alguém do seu lado e peça-o para avaliar se seu posicionamento está correto para uma empresa.

O aspecto supracitado é principalmente relevante devido à sensação de proximidade que essa abordagem causa. O sentimento de “ser ouvido” por uma empresa, muitas vezes, leva o público a “aproveitar a deixa” para fazer críticas. Portanto, ressaltando, fique atento à sua abordagem!

, , , ,

Confira também:

Menu