UX: O que é e por que você precisa dele?

Se você gosta de acompanhar as notícias do mercado, provavelmente já viu o termo UX e como o uso dessas duas letras está aumentando de uns tempos para cá. Caso você ainda não tenha dado atenção suficiente para esse termo, realmente recomendamos que leia este texto e saiba o quanto você precisa de um profissional do ramo no negócio, qualquer que ele seja.

ux design

A ciência da experiência!

UX significa User Experience que, por sua vez, significa Experiência do Usuário. É um conceito abrangente, que faz parte de praticamente tudo que envolve produtos ou serviços destinados a um determinado público.

O design voltado à Experiência do Usuário engloba conceitos que vão desde design industrial e arquitetura até conteúdo e design visual!

Por mais que o termo seja usado predominantemente no contexto de sites, apps e outros produtos/serviços voltados a computadores e celulares, o conceito se aplica a todas as áreas de atuação! Com isso, queremos deixar claro que você precisa investir no ramo, independente de qual seja seu mercado!

“Todo produto que é usado por alguém possui uma experiência de usuário: jornais, potes de ketchup, cadeiras de escritório…”

~ Jesse James Garret (autor do diagrama Elementos da Experiência do Usuário”)

UX

Quando você e sua empresa investem em UX, isso garante que seu produto ou serviço será o mais próximo do ideal para o seu público-alvo! Seja um site, um computador, um carro… qualquer coisa!

Um dos benefícios que vêm deste investimento é a construção de um visual que traga a credibilidade e renome da forma como é vista pelo seu público-alvo, além de evocar nele sentimentos que favoreçam seus objetivos!

Outra qualidade que acompanha o desenvolvimento em UX envolve o prazer que o usuário terá em interagir com seu produto/serviço, se a sensação é agradável, em vez de frustrante.

Mas o quesito principal é a usabilidade: Quando sua empresa investe em UX, seu produto ou serviço torna-se mais fácil de manusear e de aprender. Isso pode parecer irrelevante para alguns, mas a usabilidade impacta fortemente na decisão de compra de um possívl cliente!

Aliás, de acordo com uma pesquisa da Interaction Design Foundation, “estudos [em UX] têm demonstrado grandes ganhos financeiros como resultado direto das alterações feitas depois dos testes de usabilidade. Se um produto é difícil de usar ou não fornece ao usuário funções ou ferramentas necessárias para cumprir metas e objetivos em um tempo razoável com um elevado grau de previsibilidade e precisão, há uma abundância de outros produtos que satisfazem estes requisitos. Por isso, a experiência do usuário é a chave para o sucesso de um produto.”

Mas o que faz o profissional de UX?

Image result for user experience people

Quem trabalha no ramo está habituado a conduzir testes de usabilidade, entrevistas com exemplares de público, análise de mapas de interação e vários outros métodos para saber como é o público-alvo do seu produto e planejá-lo de acordo com as informações obtidas!

São análises que vão desde estudos comportamentais até a psicologia que cerca as ações e respostas do usuário. O profissional de UX pode, então, cruzar os resultados e identificar aspectos como o farejamento da informação – que dita como é o trajeto do usuário até chegar a seu objetivo.

, , , ,

Confira também:

Menu