5 recursos do Facebook que você talvez não conheça

Nós usamos o Facebook diariamente para fazer uma diversidade de tarefas. Seja ler notícias, interagir com amigos ou se distrair, desprendemos boas horas de nossos dias nele. Todavia, nos concentramos tanto em nosso feed de notícias que muitos recursos passam despercebidos por nós. Listamos, neste texto, alguns desses recursos “obscuros”. Quais deles você conhece?

Antes de iniciar a lista, vale ressaltar que não são exatamente segredos. Mas a forma como algumas dessas funcionalidades estão dispostas pode dificultar o acesso a olhares menos atentos. Em alguns casos, pode ser porque não é uma prioridade do Facebook dar relevância a determinado botão. Para entender essas mudanças mais claramente, sugerimos que leia nosso texto sobre o conceito por trás delas.

1: Solicitações de mensagem e mensagens filtradas

facebook mensagens filtradasEssas duas “caixas de entrada alternativas” certamente já causaram confusão a muita gente. É muito comum que mensagens de perfis que não possuem qualquer vínculo com o seu caiam nesse primeiro. Por exemplo, em grupos de vendas de itens usados, você pede para “mandar inbox” e a mensagem não chega.

Para encontrar suas mensagens “perdidas”, basta abrir o painel de mensagens e clicar na aba “Solicitações de mensagem”. No celular, abra o Messenger e vá à terceira aba. Lá, um botão com o mesmo nome estará em meio à lista.

Mas há ainda outro nível de “obscuridade” para suas mensagens. Aquelas que o Facebook julga como spam vão parar em “Mensagens filtradas” dentro da tela anterior. Em ambos os casos, você pode aceitar o pedido de conversa e pedir desculpas por não ter visto antes!

2: Feed de páginas

facebook sidebarSabemos que muitos preferem ir ao Facebook para ver como os amigos estão. Todavia, ele também é excelente para ver notícias e acompanhar o mercado (excepcionalmente para empreendedores).

Nesse contexto, não seria interessante ter um feed somente para acompanhar páginas? Pois bem, conheça o feed de páginas! Ele se encontra na seção Explorar, mostrada na imagem. Caso você não a veja nesse local específico, tente clicar em “Ver mais” e encontrá-la por lá.

3: Listas de amigos

A barra à esquerda no Facebook muitas vezes é ignorada em função do foco da rede social: o feed. Por causa disso, esse é outro item “escondido” à obviedade, logo abaixo do feed de páginas na imagem.

A lista de amigos é um recurso antigo, lançado em 2011 para trazer ao Facebook os círculos do Google+. A ideia é que você pode organizar seus amigos por categorias (conhecidos, amigos, família). Dessa forma, você pode compartilhar um conteúdo que só seus ex-colegas do ensino médio verão.

4: Salvar para ver depois

facebook salvarEssa é possivelmente a dica mais útil desse texto. O próprio Facebook vem tentando, sutilmente, dar relevância a esse recurso desde que foi lançado.

A ideia aqui é substituir os favoritos do navegador e apps como Instapaper. Você passa por um conteúdo interessante no seu feed e, sem tempo, gostaria de guardá-lo. Basta clicar na seta para baixo no canto superior direito do post e em “Salvar link”.

Você pode fazer isso com qualquer tipo de conteúdo! Fotos, vídeos, links e até posts só com texto! Depois, vá ao item “Salvos” na barra lateral e veja tudo o que você guardou!

5: Ver primeiro

ver primeiroA ordenação por relevância do Facebook sempre posiciona os conteúdos de acordo com o que mais te chama atenção. Só que nem sempre ela entende o que você quer realmente ver. Isso acaba fazendo você perder postagens novas e conteúdos das páginas que você gosta.

Para compensar isso, o Facebook criou o recurso “Ver primeiro”. Basta ir à página que deseja priorizar, clicar em Seguindo e verá a opção “Ver primeiro”, marque-a e pronto! (aproveita e prioriza a nossa!)

Vale ressaltar que há um limite para o número de páginas que você verá primeiro. O Facebook ainda precisa ordenar esse conteúdo e dar foco a outras coisas que você talvez gostaria de ver. Então não saia distribuindo cliques nesse botão por ai, escolha as que realmente gosta!

Bônus: Fale consigo mesmo no Facebook!

messengerOK, isso pode parecer brincadeira. Mas essa função curiosa pode ser bastante útil! Se você pesquisar seu próprio nome na barra de chat do Facebook ou no Messenger, você pode se encontrar e… Ter uma conversa consigo mesmo!

Mas como essa função pode ser útil? Embora ela não pareça ter nenhum propósito senão passar o tempo, há um bom motivo para estar na lista! Como você consegue acessá-la tanto no celular como no desktop, ela é uma mão na roda para enviar conteúdo de um para o outro.

Por exemplo, você está passeando no YouTube pelo celular e topa com um vídeo que gostaria muito de ver em uma tela maior. Em vez de ir para o PC e procurar o vídeo, você o manda para si no Messenger. Abra a conversa no computador e clique no vídeo!

, ,

Confira também:

Menu