A importância da trilha sonora

Nós já te ensinamos como fazer vídeos criativos com um celular e como editá-los, então vamos ao próximo passo: Gostaria que lesse o parágrafo abaixo:

“Assim que chegou, a menina desceu do carro e correu em direção à lagoa. Era o primeiro dia de férias e não havia, para ela, forma melhor de aproveitar este dia. Mal sabia ela o que ia encontrar por lá…”

Veja que coloquei as reticências no final, esse parágrafo não acabou. Agora peço que ouça o áudio abaixo e pense numa conclusão para o dia da menininha.

Pronto? Agora com o áudio abaixo, pense em outra conclusão (leia de novo em voz alta, coloque entonação, o que for necessário) a partir da sensação que esse aqui lhe deu…

Qual é a diferença entre sua conclusão com a primeira trilha e a segunda? Percebeu alguma coisa?

“OK, mas e ai?”

Há vários argumentos do ramo da psicologia e até da neurociência para provar a importância da sonoplastia. Mas simplesmente coloque sua TV no mudo no meio de um comercial e interprete-o. Depois, aguarde este mesmo comercial, tire o mudo e feche os olhos. Enxergou (sem trocadilhos) o resultado?

Pois esse é o papel da sonoplastia: Ambientar vídeos para transmitir a sensação das pessoas envolvidas para quem está do outro lado! Então se é a cena crítica do filme ou uma vídeo-dica super bacana, aquela musiquinha de fundo pode ser responsável por te fazer pular da cadeira ou elevar sua concentração!

“Legal, agora quero isso nos meus vídeos. HELP!”

Acalme-se, gentil leitor. Em primeiro lugar, para se colocar uma trilha de fundo no seu vídeo, você precisa de… uma trilha de fundo, é claro! Se você tiver recursos, é possível fazer sua própria, mas partiremos do pressuposto de que você não tem.

Nisso, existem músicas liberadas para você baixar, recomendamos o YouTube Audio Library (que tem até uns efeitos sonoros, se quiser), mas existem muitas outras plataformas se for do seu desejo. Depois disso, para encaixar a trilha no vídeo, os editores de vídeo que mencionamos na outra postagem fazem isso perfeitamente. No entanto, é importante que você saiba colocar a música nos momentos mais adequados do vídeo, mas ai depende do seu propósito!

, , ,

Confira também:

Menu