Inbound marketing: o que fazer com seus leads?

O inbound marketing já está se consolidando como a estratégia ideal para quem deseja aproximar-se de clientes em potencial e fortalecer as relações com os atuais. Mas de pouco adianta ter as ferramentas e a verba e não conseguir o resultado esperado. Você precisa saber o que fazer com seus leads!

Mas calma, não há nada de difícil no que vamos explanar aqui. Se você não conhece e está estranhando termos como “leads” e “inbound marketing”, sugerimos que leia nosso texto sobre o assunto. Com isso dito, sigamos adiante!

Organize seus leads!

Existe uma infinidade de métodos para conseguir leads e, se chegou até aqui, você provavelmente já possui os seus. É possível também que esses leads já estejam distribuídos num funil de vendas. Mas é necessário identificar quais desses leads realmente se tornarão clientes e quais se tornarão evangelizadores e talvez atrairão novos clientes!

Como diagnosticar isso? Uma forma é elaborar seu fluxo de forma a captar o interesse de cada “tipo” de lead de forma distinta. Direcione um conteúdo a empresários, por exemplo, e identifique quais irão até ele. Vale dizer que este não deve ser seu único método, pois você notará inclusive que seus concorrentes estão no meio!

Alimente-os com o que eles querem!

Uma vez que você consiga identificar e separar os leads com suas diferentes importâncias e necessidades, não perca o contato com eles. Mesmo que uma parte não sejam clientes em potencial, continue se comunicando com eles para que tragam futuras compras (deles mesmos ou de outras pessoas).

Se entre seus leads há clientes já recorrentes, você pode dar-lhes um cupom de desconto para a próxima compra. Isso os incentivará a continuarem com sua empresa, denotando a importância que eles têm no sucesso do negócio! Caso encontrar evangelizadores ou pessoas que simplesmente gostam de acompanhar seu trabalho, dê conteúdo a eles que mostre o diferencial da sua metodologia e como isso destaca seu empreendimento no ramo. Incite o entusiasmo e seus seguidores terão sua empresa na ponta da língua! Ah, se for um cliente em potencial, você já sabe o que fazer!

Melhore sua pontaria!

Outra utilidade possível para sua lista de leads é que ela pode ser usada para direcionar anúncios. Independente se você usa Facebook Ads, Google AdSense ou Instagram Ads, sua lista de emails é um excelente indicador de público-alvo! Basta inseri-la em qualquer um dos serviços citados e eles encontrarão outras pessoas com o mesmo padrão de comportamento!

Isso é especialmente útil quando você faz a separação dos leads citada nos tópicos acima, já que fica mais fácil encontrar pontos em comum entre os perfis quando a divisão está bem feita. Se quiser, pode usar esse recurso para expandir suas listas de email fazendo um anúncio voltado para a captação!

, , , ,

Confira também:

Menu