Por que focar sua verba no marketing digital?

Você está querendo impulsionar os resultados da sua empresa, se interessou pelo mercado das mídias digitais e pretende investir no ramo. Mas a sua verba de marketing já está dividida entre propagandas em televisão, rádio, outdoors, panfletos, carros de som… Será que tem espaço para o marketing digital nessa divisão? Aliás, você possui uma verba dedicada de marketing?

Tentativa e erro

Resultado de imagem para murro em ponta de faca

Antes de chegar ao marketing digital, é comum que as empresas já tenham investido fortemente nos veículos tradicionais, o que não é um problema, já que é uma boa prática não depender de apenas um canal de comunicação. Mas como essas empresas seriam capazes de saber quantas pessoas fizeram uma compra causada por um anúncio no canal em questão?

O erro consta quando um empreendedor faz uma compra de anúncios sem conhecer a resposta a essa pergunta. Nesse momento, há uma expectativa de êxito que os veículos tradicionais proporcionam que acaba sendo alimentada pelo achismo. O empreendedor chega ao ponto de investir toda sua verba nesse caminho, mas não sabe quanto dessa verba retornou em vendas a ele.

A desilusão

relatórios

Assim, quando vê-se a capacidade da web de fornecer todas essas informações, a verba é tão pouca (quando resta) que o preço fica impraticável. Aliada a isso vem a ideia de que, devido às plataformas em que os anúncios são veiculados na internet (Google, Facebook, Instagram) serem de acesso gratuito, presume-se que anunciar nelas seja barato.

Não deixe que seus investimentos anteriores e que a gratuidade do acesso ao Facebook confundam sua noção de preços: Seu investimento em marketing digital será diretamente proporcional ao quanto você deseja que sua empresa cresça, não muito diferente dos outros meios (nesse aspecto).

O que diferencia os serviços de propaganda digital dos tradicionais é a densidade de informação que você obtém do desempenho da sua campanha. Quer saber quantas das visualizações foram convertidas em vendas? Quantos desistiram? Que tipo de público tem se interessado? Se sua verba é restrita, você precisa ter certeza de como seu dinheiro está sendo gasto.

A decisão

Resultado de imagem para personal and business separate

É muito comum, no entanto, empresas passarem por isso tudo acreditando que não possuem uma verba de marketing. Sabe aquele dinheiro que você investiu em panfletos, rádio e tudo mais? Aquela é sua verba de marketing, você só precisa ter certeza que ela sempre estará ali, que não serão investimentos pontuais (não estranhe, é para não deixar de investir em marketing mesmo).

Se você é uma empresa grande, com grandes investimentos em marketing, só precisa colocar o digital na divisão e deixar seu publicitário ou sua agência trabalhar (que agência não gosta da liberdade que uma verba espaçosa dá?), já que pode-se aproveitar também a propaganda tradicional para solidificar a marca, por exemplo.

Mas se sua empresa não tem esse aporte, dedique sua verba ao ambiente digital. Assim você consegue agir mais facilmente em cima dos resultados concretos dos relatórios! Segure a tentação de investir em outros meios, a menos que seja estritamente necessário, e saiba: Suas decisões são responsáveis pelo seu sucesso!

, , , ,

Confira também:

Menu