Como melhorar seu editorial?

Abra a página da sua empresa no Facebook ou Instagram e passeie pelos seus posts. Como está seu editorial? Guarde essa resposta que mais adiante voltaremos nela! Antes disso, que tal fazer um checkup do conteúdo do seu negócio?

Sintomas para se atentar!

Nosso checkup vai começar com alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelas empresas em suas postagens. Vamos falar muito de indicadores por aqui, então recomendamos que leia também esse texto aqui para ficar por dentro da discussão.

Contrário ao que muitos acreditam, números de curtidas e comentários não são necessariamente indicativos do sucesso ou fracasso de uma campanha; Frequentemente vemos empresas que possuem engajamento alto e poucas vendas ou o inverso. A palavra-chave aqui é conversão e os métodos para aumentá-la vão muito além de um bom editorial e, portanto, do escopo deste texto.

Entretanto, um número que pode indicar a qualidade de uma campanha é a frequência. Volte ao feed da sua empresa e veja quanto tempo se passa entre um post e outro. Há muitos fatores que determinam quantas vezes sua empresa deve postar numa semana, mas aconselhamos ter posts em dias e horários definidos (especialmente por causa do próximo parágrafo).

Ainda está com seu feed aberto? Verifique se há uma boa diversidade nos conteúdos das postagens nele. Você dedica sua página inteira a fazer propaganda do seu produto? Você utiliza sempre o mesmo formato de conteúdo? Isso é um sinal de pouca diversidade. Ao mesmo tempo, também tente observar se há coerência na mensagem que sua página transmite: os posts se completam? Ou são tentativas isoladas de prender a atenção do público?

Boas práticas para seu editorial:

vídeo marketingSe você encontrou algum desses sintomas na sua página, como resolvê-lo? Quanto à frequência de postagens, tente manter uma assiduidade dentro do possível (nem que seja um post por semana na quarta-feira às 15h, por exemplo). Inclusive, já explicamos aqui no blog como você pode desenvolver um mês de editorial para sua empresa em apenas 12 horas, então não há desculpas!

O problema da diversidade vai um pouco além, pois não basta diversificar sem propósito sob o risco de perder a coerência e, consequentemente, perder clientes. Um bom planejamento pode resolver todos esses problemas, no entanto. Tente utilizar os recursos das plataformas (fotos, vídeos, IGTV, stories…) a seu favor e compartilhar seu conhecimento!

Outra dica simples que falamos sempre por aqui: prefira imagens de pessoas em vez de peças de design! Humanizar o seu canal faz oda a diferença para trazer seus seguidores para perto da sua empresa!

, , ,

Confira também:

Menu