5 recursos do WhatsApp que você deveria saber

O WhatsApp é rotina na vida da maior parte dos usuários de smartphones. Não é à toa que possui mais de um bilhão de downloads na Google Play Store e 1,2 bilhões de usuários ativos por mês. Mas, enquanto o app é tão utilizado, muitos dos seus recursos acabam passando batidos por uma boa parcela de seus usuários. Confira algumas funções que podem mudar a forma como você utiliza o app!

1: WhatsApp Web/Desktop

Resultado de imagem para whatsapp web

Esse é um dos mais importantes e que menos pessoas desconhecem (?). Você não pode usar sua conta do WhatsApp em mais de um aparelho por vez, mas você pode usar o WhatsApp Web! Basta abrir o menu do aplicativo e clicar na opção com o mesmo nome. Dai é só abrir a página web.whatsapp.com e mostrar o QR Code que aparecer na tela para o celular e pronto!

Vai ser bem mais rápido digitar no teclado grande! (PS: você pode abrir o site em outros celulares e tablets e fazer isso, é só habilitar o “mostrar versão desktop” do seu navegador).

Outra opção, para quem não quer dedicar uma aba do navegador para o WhatsApp, é baixar a versão desktop! Ela funciona basicamente como a versão web, mas traz a conveniência de estar desvinculado do navegador!

2: Backup na nuvem

O WhatsApp faz backup periódico das suas conversas dentro do seu celular. O problema, principalmente para quem tem celular mais antigo ou está com falta de espaço, é que muitas vezes essa cópia de segurança fica desconfortavelmente grande!

Em vez de lotar a memória do seu celular com suas conversas, você pode mandar tudo para a nuvem do Google Drive. Esse recurso fica lá nas configurações do WhatsApp, em Conversas e Chamadas e na opção Backup de Conversas.

Depois disso, pode excluir os backups do celular abrindo a pasta WhatsApp Backups em um gerenciador de arquivos ou conectando o smartphone ao computador. Na hora que precisar deles, o WhatsApp encontrará os arquivos no seu Google Driver e os restaurará conforme necessário!

3: Desativar download automático

Para quem está em vários grupos que mandam fotos e vídeos o tempo todo, essa será excepcionalmente útil. Há uma configuração no app que te permite escolher o que será carregado no seu celular automaticamente.

Se você for nas Configurações e em Uso de Dados e em Download Automático, você decide até que tipos de arquivos serão baixados na WiFi ou no 3G! Depois, toda vez que pintar alguma mensagem com um tipo de arquivo que você bloqueou o download automático, ele virá com um botão para baixá-lo (caso você mude de ideia para aquele caso específico).

Assim, seu celular não fica cheio de fotos e vídeos e você não vai estranhar sua galeria da próxima vez que abri-la perto de alguém (convenhamos, o conteúdo de alguns grupos varia e pode ser bem constrangedor :D)!

4: Saiba detalhes de quando a mensagem foi lida

whatsappSempre tem alguém que lê sua mensagem e te ignora por um tempo, mas hoje todo mundo conhece os dois “tiques” azuis e sabe como este é um recurso poderoso nas relações dentro da plataforma. Se você quer se sentir ainda mais poderoso com esse recurso, você pode segurar o dedo sobre uma mensagem e clicar no “(i)” que aparece no topo. Isso te permite ver quando a pessoa recebeu a mensagem e quando ela leu. Num grupo, isso também mostra quem já leu sua mensagem.

5: Deletar mensagens

Você manda uma mensagem para alguém no WhatsApp e descobre, logo após, que mandou para a pessoa errada. Como faz? Um recurso liberado recentemente permite que você apague a mensagem que você enviou… Mas você tem apenas sete minutos para fazê-lo!

É simples: depois de se arrepender, basta manter o dedo sobre a mensagem que precisa excluir e clicar na “lixeira” que aparece no topo da tela. Lá haverá a opção “Apagar para todos”. Vale ressaltar que a mensagem excluída ainda deixa um rastro e a pessoa saberá que havia uma mensagem e ela foi deletada (mas não saberá o que era, a menos que tenha lido antes de removê-la).

Quais você já conhecia?

É claro que há mais funções bastante úteis no WhatsApp que não citamos aqui. E você? Conhecia todas? Nenhuma? Se há alguma funcionalidade interessante que você conhece e que nos passou despercebida, adoraríamos saber!

, , , ,

Confira também:

Menu