fbpx

O Carnaval no Marketing Digital

Algumas datas comemorativas são, de certa forma, um prato cheio para empresas de determinados ramos. Páscoa, Dia dos Namorados, Natal, são os dias conhecidos como datas comerciais. O Carnaval, todavia, é um pouco diferente. Como aliar uma das maiores comemorações do ano às suas estratégias de marketing digital?

 O diferencial do Carnaval

carnavalFestas, viagens, demonstrações culturais, cada aspecto pode ter um impacto distinto e deve ser analisado com cuidado. Sendo assim, a área de atuação da sua empresa é que define quais fatores impactarão e como agir em tempos de folia! Outra característica relevante é que este é um momento oportuno para construir um bom relacionamento com seu público-alvo. visto que o consumidor, nestes dias de festa, está feliz e disposto ao engajamento.

Digital é o canal!

Mas ações de marketing nesse período não devem, necessariamente, visar a aquisição imediata do produto/serviço em questão. Como supracitado, deve-se fomentar o engajamento. No caso do ambiente digital, já há um comportamento natural atrelado às festividades e este pode ser aproveitado para finalidades comerciais! Um desses formatos de interação é o hábito comum de utilizar hashtags relacionadas ao Carnaval nas fotos e vídeos postadas nas redes sociais. Pegando carona nessa prática, uma empresa poderia realizar promoções aos foliões que utilizassem, por exemplo, a tag #CarnavalemSalvador. Ou ainda, pode-se promover uma hashtag própria com a temática em questão e que possua relação com sua empresa para ser disseminada pelos seus seguidores em troca de algo que os motive a fazê-lo! Check-ins também podem ser usados nessa mesma linha de raciocínio, tudo depende da adequação ao público e à filosofia do seu negócio!

Conteúdo é sensacional!

carnavalEsta é uma possibilidade para empresas que se planejarem com um pouco mais de antecedência. Normalmente, antes do Carnaval, é muito comum que os foliões recorram ao Google para obter dicas sobre os mais diversos assuntos que tangem a data. O que vestir, para onde ir, o que fazer… Se sua empresa possui um blog, é perfeitamente viável enriquecê-lo com algum conteúdo relacionado ao assunto. Os benefícios do marketing de conteúdo já são bastante falados por aqui, mas nesse caso há o facilitador mencionado nos parágrafos acima!

Anuncie o alto astral!

As estratégias acima não implicam, contudo, que sua empresa deve cessar os anúncios. Pelo contrário! Promover sua campanha de hashtags e/ou check-ins contribuirá fortemente para seu sucesso! Use a criatividade! Faça vídeos, com seu celular mesmo, que chamem seu público para a campanha em questão. Dai é só segmentar conforme adequado! Essa é a prática mais comum para quem deseja ampliar audiência, mesmo quando se trata de construir relacionamento.

Um exemplo super legal:

A FARM é uma loja do mundo da moda localizada no Rio de Janeiro que lançou uma linha voltada especificamente para o Carnaval. Vamos imaginar que ela vá fazer uma campanha que promova essa linha durante a semana: Antes da folia, a FARM redige em seu blog textos que relacionam Carnaval à moda. Alternativamente, a empresa pode convidar blogueiras e celebridades da web para escrever sobre o assunto. Dicas de roupas, calçados, a ideia é que esses textos sejam relevantes e úteis para quem está se preparando parapular! Chegando o dia, assim que alguém faz um check-in no sambódromo com a hashtag #CarnavalNaGlobo, ela deixa uma mensagem no post dizendo:

“Olá! Você está em um do lugares mais desejados do país neste Carnaval! Que tal usar o código #CarnavalNoRio e ter descontos em nossa coleção Carnaval Farm? Estamos loucas para pular com você na avenida!”

Além de todas essas atividades, a FARM grava vídeos e tira fotos dos produtos da linha e, com isso, compra anúncios direcionados ao Rio de Janeiro. Nos vídeos, uma vendedora usando roupas da linha de Carnaval convida os foliões a usar o código #CarnavalNoRio para obter descontos e arrasar nas festas.

Amor incondicional

Resultado de imagemNote que, mesmo algumas das investidas acima sendo chamadas para a realização de uma compra, toda a campanha trabalha para o reconhecimento e relacionamento entre o consumidor e a marca em questão As atividades podem ser pontuais. Mas, para quem se prepara, a construção de uma campanha que conecte os pontos pode ser o melhor catalisador de um relacionamento duradouro. Estamos na era do amor com as marcas e, como em tudo na vida, conquistar é bem melhor que forçar a barra!

, , , ,

Confira também:

Menu