E-commerce: como e por que fazer vídeos para produtos?

Para quem está começando a montar um e-commerce, um dos principais questionamentos é referente à forma de apresentar um produto. Como o propósito é instigar a compra, é necessário todo um cuidado para torná-lo mais chamativo e descritivo. Mas como fazê-lo?

Por que usar vídeos no e-commerce?

e-commerceA resposta é simples: eles dão noção de escala. Seu cliente não está na sua loja física (quando há uma), então fica difícil saber o tamanho das coisas. Isso é fácil de imaginar com roupas, mas criamos um exemplo um pouco mais indireto para te ajudar a entender.

Um visitante vai a uma loja virtual comprar uma mochila. Ele vê a descrição e as fotos, o produto lhe agrada. Todavia, ele quer saber o volume da mochila e se nela cabe seu notebook de 15″. As fotos dão uma noção vaga, mas insuficiente para catalisar uma decisão de compra.

Por sorte, há um vídeo demonstrativo em que um rapaz coloca seus pertences (incluindo um notebook)  na mochila e anda por uma avenida. Com isso, o visitante tira suas dúvidas e efetua a compra.

O contrário pode ocorrer também (o visitante preferir não realizar a compra). Mas ai é melhor do que ele sair insatisfeito com a compra, não é? Note que há aspectos como ângulos e closes que podem deixar o produto mais chamativo. Essas características de filmagem também podem facilitar uma decisão!

E como se faz?

Conseguiu imaginar o vídeo do exemplo acima? Repare que não é difícil fazer uma demonstração como essa em um e-commerce: Era apenas um rapaz arrumando sua mochila e andando por ai e não ha mistério nisso!

São coisas que você poderia fazer com um celular e um software de edição de vídeo simples para cortar. Claro, uma câmera melhor e o olhar clínico de um videomaker profissional darão outra cara a seu vídeo, mas a falta desses dois fatores não deve impedir você de fazê-lo!

Vamos lá: Pegue seu celular e o produto que quer gravar. Na hora de começar, mostre o item de alguma forma que denote tamanho. Se for uma roupa, filme alguém vestindo-a. Se for um celular, mostre alguém usufruindo das funcionalidades. A ideia é colocar situações cotidianas que ajudem o cliente a situar como este produto se encaixa na vida dele. Use dos ângulos e movimentos para descrever o que você está vendendo e como funciona!

Depois disso, basta usar um bom app de edição de vídeos para fazer os ajustes finais. O resultado não deve ser longo, você precisa aproveitar ao máximo o escasso tempo do visitante na sua página! Faça cortes, mas não condense a ponto de perder características demais do produto (não precisa mostrar tudo sobre ele, mas foque no mais relevante). Se achar que deve, pode arriscar apresentar o item pessoalmente e falar a respeito, tudo depende dos seus objetivos!

, , , , ,

Confira também:

Menu