Algumas datas comemorativas são, de certa forma, um prato cheio para empresas de determinados ramos. Páscoa, Dia dos Namorados, Natal, são os dias conhecidos como datas comerciais. O Carnaval, todavia, é um pouco diferente. Como aliar uma das maiores comemorações do ano às suas estratégias de marketing digital?
O diferencial do Carnaval
Festas, viagens, demonstrações culturais, cada aspecto pode ter um impacto distinto e deve ser analisado com cuidado. Sendo assim, a área de atuação da sua empresa é que define quais fatores impactarão e como agir em tempos de folia! Outra característica relevante é que este é um momento oportuno para construir um bom relacionamento com seu público-alvo. visto que o consumidor, nestes dias de festa, está feliz e disposto ao engajamento.
Digital é o canal!
Mas ações de marketing nesse período não devem, necessariamente, visar a aquisição imediata do produto/serviço em questão. Como supracitado, deve-se fomentar o engajamento. No caso do ambiente digital, já há um comportamento natural atrelado às festividades e este pode ser aproveitado para finalidades comerciais! Um desses formatos de interação é o hábito comum de utilizar hashtags relacionadas ao Carnaval nas fotos e vídeos postadas nas redes sociais. Pegando carona nessa prática, uma empresa poderia realizar promoções aos foliões que utilizassem, por exemplo, a tag #CarnavalemSalvador. Ou ainda, pode-se promover uma hashtag própria com a temática em questão e que possua relação com sua empresa para ser disseminada pelos seus seguidores em troca de algo que os motive a fazê-lo! Check-ins também podem ser usados nessa mesma linha de raciocínio, tudo depende da adequação ao público e à filosofia do seu negócio!
Conteúdo é sensacional!
Esta é uma possibilidade para empresas que se planejarem com um pouco mais de antecedência. Normalmente, antes do Carnaval, é muito comum que os foliões recorram ao Google para obter dicas sobre os mais diversos assuntos que tangem a data. O que vestir, para onde ir, o que fazer… Se sua empresa possui um blog, é perfeitamente viável enriquecê-lo com algum conteúdo relacionado ao assunto. Os benefícios do marketing de conteúdo já são bastante falados por aqui, mas nesse caso há o facilitador mencionado nos parágrafos acima!
Anuncie o alto astral!
As estratégias acima não implicam, contudo, que sua empresa deve cessar os anúncios. Pelo contrário! Promover sua campanha de hashtags e/ou check-ins contribuirá fortemente para seu sucesso! Use a criatividade! Faça vídeos, com seu celular mesmo, que chamem seu público para a campanha em questão. Dai é só segmentar conforme adequado! Essa é a prática mais comum para quem deseja ampliar audiência, mesmo quando se trata de construir relacionamento.
Um exemplo super legal:
A FARM é uma loja do mundo da moda localizada no Rio de Janeiro que lançou uma linha voltada especificamente para o Carnaval. Vamos imaginar que ela vá fazer uma campanha que promova essa linha durante a semana: Antes da folia, a FARM redige em seu blog textos que relacionam Carnaval à moda. Alternativamente, a empresa pode convidar blogueiras e celebridades da web para escrever sobre o assunto. Dicas de roupas, calçados, a ideia é que esses textos sejam relevantes e úteis para quem está se preparando parapular! Chegando o dia, assim que alguém faz um check-in no sambódromo com a hashtag #CarnavalNaGlobo, ela deixa uma mensagem no post dizendo:
“Olá! Você está em um do lugares mais desejados do país neste Carnaval! Que tal usar o código #CarnavalNoRio e ter descontos em nossa coleção Carnaval Farm? Estamos loucas para pular com você na avenida!”
Além de todas essas atividades, a FARM grava vídeos e tira fotos dos produtos da linha e, com isso, compra anúncios direcionados ao Rio de Janeiro. Nos vídeos, uma vendedora usando roupas da linha de Carnaval convida os foliões a usar o código #CarnavalNoRio para obter descontos e arrasar nas festas.
Amor incondicional
Note que, mesmo algumas das investidas acima sendo chamadas para a realização de uma compra, toda a campanha trabalha para o reconhecimento e relacionamento entre o consumidor e a marca em questão As atividades podem ser pontuais. Mas, para quem se prepara, a construção de uma campanha que conecte os pontos pode ser o melhor catalisador de um relacionamento duradouro. Estamos na era do amor com as marcas e, como em tudo na vida, conquistar é bem melhor que forçar a barra!