Como conseguir clientes qualificados através das redes sociais?

É muito comum ver empreendedores reclamando sobre a dificuldade de conseguir clientes qualificados. Isso acontece principalmente em empresas que estão iniciando no mercado, mas afeta até mesmo negócios de longa data. Mas saiba que o problema pode estar na sua empresa! Veja, nesse texto, como resolver isso!

Em primeiro lugar, o que são clientes qualificados?

Antes de saber o que você precisa fazer, é importante saber exatamente o que é um cliente qualificado. Um cliente qualificado está mais propenso à conversão, ou seja, são pessoas que têm boas chances de comprar do seu negócio. Diz-se que um público é qualificado se ele já deseja ter o tipo de produto ou serviço que você oferece. Há outras empresas das quais ele poderia comprar e, nesse momento, cabe a você trazê-lo para o seu lado!

Pense bem: uma pessoa que está prestes a adquirir um colchão já sabe que precisa comprar um novo e pode fazê-lo de qualquer empresa. Falta pouco para ela decidir com quem concluirá sua jornada e poderia ser com qualquer outra empresa. Nesse momento, é a sua abordagem que determinará se ela comprará de você ou de outrem!

Mas como aumentar suas chances de conversão? Vejamos quatro passos que sua empresa pode adotar:

1: Humanize o seu canal!

Quando uma pessoa acessa sua página nas redes sociais, lá ela tem o primeiro contato com sua empresa e começa a conhecê-la. É como uma loja: o cliente entra e começa a observar os produtos à mostra. Assim como na loja, é interessante que esse cliente seja recebido por uma pessoa. No caso do ambiente digital, uma ótima forma de receber alguém é fazendo vídeos. São eles que tornam a experiência do primeiro contato mais humana! Assim o público não fica apenas olhando para fotos de produtos e peças publicitárias. Há uma pessoa falando com ela, fornecendo conteúdo, dando dicas e orientações.

Disponibilizar conteúdo não somente humaniza seu canal, mas agrega valor à aquisição. Clientes qualificados desejam o produto/serviço que você oferece e um bom conteúdo pode ser crucial para a decisão certa. Assim, o cliente não se arrepende da compra e prolonga sua satisfação!

Nisso, há várias formas de se receber uma pessoa com vídeos: stories, vídeos no feed, no IGTV (no caso do Instagram)… Dedique alguém da sua empresa para ser o interbrander do seu canal (ou faça você mesmo)!

2: Estabeleça uma meta!

Uma das anedotas mais comuns nessa necessidade de deixar conteúdo no ambiente digital vem da falta de disciplina. Você já deve ter visto alguém — se não foi você mesmo — que começou a desenvolver vídeos, sumiu e, muito tempo depois reapareceu dando uma justificativa que conotasse uma vida atarefada como causa do sumiço… e provavelmente sumiu de novo. Pois é, sua página é um canal por onde as pessoas aprendem sobre sua empresa e o que ela vende. Deixe de produzir conteúdo e é natural que as pessoas deixem de retornar a seu canal!

Você não precisa postar vídeos diariamente, mas é importante que você estabeleça uma meta e atinja-a consistentemente. Felizmente, hoje há diversas plataformas de agendamento que podem tornar esse processo muito mais simples! Dessa forma, você pode dedicar um dia por mês para desenvolver quatro vídeos e automatizar a publicação deles de forma a ter um vídeo por semana até o próximo mês, por exemplo!

3: Transforme os números em nomes!

Clientes qualificados, como dissemos, precisam de uma abordagem mais especializada. Seguindo os passos que enumeramos até então, você provavelmente já prendeu a atenção desse público nas suas redes sociais. Mas, como eles estão próximos do ato de compra, é necessário dar a eles um conteúdo mais apropriado para essa situação! Para isso, você pode usar ferramentas de automação de marketing. Com elas, você pode capturar os leads e disponibilizar conteúdo especificamente para quem está nesse momento da jornada de compra!

4: Estude o novo marketing!

Para finalizar, um passo que engloba tudo que falamos anteriormente, mas que serve principalmente para moldar a forma como sua empresa se comunica e se planeja diante ddesse contexto: o marketing digital tem suas particularidades que, se estudadas, podem mudar a forma como você olha para sua empresa!

Por exemplo: muitas empresas veem com certo narcisismo os números dos relatórios estatísticos fornecidos pelas plataformas digitais. Sim, eles são importantes, mas não há muito o que dizer ou fazer com eles se observados isoladamente! Isso explica por que tantos optam por comprar seguidores e aumentar sinteticamente seus números de curtidas.

Além disso, muita gente ainda utiliza as mesma estratégias do marketing tradicional no digital, com peças publicitárias e digitalizações de panfletos. Mas basta olhar para o primeiro passo que citamos e você verá como o novo formato exige uma comunicação que reflita as expectativas atuais do consumidor!

, , , , ,

Confira também:

Menu