Uma rede de pessoas: a nova comunicação!

Estamos o tempo todo conectados. Não somente no meio físico, mas a uma rede de pessoas através da internet! Todavia, ainda são poucas as empresas que utilizam esse meio para crescer e promover a evolução do mercado. Pensando nisso, esta é uma reflexão sobre o cenário atual e suas consequências para empreendedores de todo o mundo!

Acompanhando o mercado?

Você já parou para pensar o quanto da sua rotina se manteve de dez anos para cá? Se você analisar bem, nada do que constitui seu dia a dia digital estava lá nessa época. Claro que a internet e até o Facebook são um pouquinho mais velhos que isso. Mas ambos estão praticamente irreconhecíveis quando comparados às suas incepções.

Resultado de imagem para facebook 2012 layoutO ponto chave deste questionamento é que a noção de tempo em nossas vidas digitais é bastante distinta da real. Ver um viral de cinco anos atrás nos traz mais nostalgia do que uma foto nossa do mesmo ano!

Por falar em tempo, foi nessa época que a Timeline do Facebook foi lançada ao público! O Instagram, que hoje está em mais de 700 milhões de celulares, chegou ao Android exatamente a cinco anos atrás!

Sim, o mercado mudou junto a tudo isso. Sempre que há uma rede de pessoas para comprar de você, é necessário ir até ela. O que gostaríamos de ressaltar aqui é que tudo se move rapidamente, inclusive o mercado!

O novo formato!

Cada novidade no mercado exige das empresas uma abordagem diferente. Mudou o marketing, mudaram os modelos de negócio, mudaram os produtos, mudaram as pessoas!

compras onlineAs lojas físicas estão investindo em ecommerce e há até lojas virtuais sem um estabelecimento físico propriamente dito! Em vez de sair de casa para uma sala de aula, agora você pode entrar para um curso online! Veja que todas as empresas agora atuam num mesmo lugar: na web. A distância entre elas é de apenas alguns cliques!

A tendência é que as pessoas mudem os propósitos que as levam a sair de casa. Você não vai a uma loja simplesmente comprar um tênis. Você o experimenta, pesquisa no celular, encontra um preço melhor e ele chegará na porta da sua casa! Ou seja, não significa que as lojas físicas serão substituídas, elas apenas ganharão um novo propósito!

Mercado da autenticidade

autenticidadeSignifica que o seu público possui opções equidistantes a seu alcance. Significa, portanto, que as empresas precisam construir diferenciais que motivem a compra do seu produto ou serviço! Qual diferencial é esse? Pode ser o preço, a experiência, o produto. Depende do ramo e do que sua empresa pode oferecer para o público.

Entretanto, mesmo que estejamos falando da internet, esse público não precisa ser o mundo. Nada impede sua empresa de focar em um público ou localidade específicos. Há situações em que esse foco pode ser justamente o seu diferencial.

Parece paradoxal comparar o parágrafo acima ao anterior. Mas o fato é que tudo depende do ramo de atuação da empresa, dos seus objetivos e da sua execução. Estar na internet, inclusive, ajuda a ressaltar (ou diminuir) essas diferenças.

Uma rede de pessoas e de caminhos!

caminhosIsso porque, como o próprio consumidor é quem define como digere a informação, ela precisa estar evidente. Essa é a definição de hipertexto e a base de como a internet funciona. É permitido ao visitante seguir uma infinidade de caminhos que levarão (ou não) às suas próprias conclusões.

Quando se trata de vender digitalmente, conhecer e saber usufruir desse conceito é crucial! Visto que são várias rotas possíveis, é necessário encontrar e evidenciar os caminhos que podem levar à compra! Ai entram conceitos de experiência do usuário e SEO. Entender desses termos, quando se trata de crescer na internet, é fundamental para conquistar uma rede de pessoas!

Por falar em conquistar…

Paralelo a isso tudo, não se deve esquecer dos investimentos em marketing digital. É claro que muito do que falamos aqui já se enquadra nesse termo. Estamos falando, especificamente, dos investimentos em anúncios e estratégias de campanhas.

vendaSua empresa provavelmente já faz ou fez isso em algum momento e possui uma verba dedicada ao marketing. Mas cresce a necessidade de um conhecimento mais profundo sobre técnicas, tecnologias e estratégias. O motivo remete novamente ao conceito de hipertexto: exige-se mais raciocínio para levar um visitante à etapa de compra!

Ai entram conhecimentos necessários para entender sua persona. Conhecer melhor o público que você atende certamente auxilia no planejamento de uma abordagem. Mas acredite, nem sempre o seu público é quem você acredita que seja!

Uma rede de pessoas e de números!

relatóriosPara isso, é necessário entender melhor o comportamento do seu público-alvo e quem ele é. Como? Relatórios, estatísticas, números e mais números! Eles têm sido outro requisito crucial para o crescimento de uma empresa!

Entender quais são os KPIs do seu negócio, por exemplo, te ajuda a saber quais desses números ditam se suas campanhas estão dando certo ou não. Outras estatísticas, como taxa de rejeição, podem ser um alarme para suas estratégias. Ademais, são esses números que informarão quem, de fato, é sua persona!

Complexo, mas não complicado!

Claro que é muita coisa, então talvez você precise delegar isso a uma secretária ou contratar um CMO para auxiliarem. Todavia, há ferramentas que podem automatizar muitas dessas tarefas. Viemos mostrar, afinal, como o ambiente mudou e alguns dos elementos que auxiliam no sucesso de uma empresa na web.

O vídeo acima, de uma palestra da NABORSocial para a turma de Odontologia da Unileste, retrata mais alguns detalhes que a mídia digital trouxe para nosso comportamento e para as estratégias de venda. A nova comunicação pode ser complexa e cheia de nuances. Mas, uma vez que seja dada a devida atenção, não é algo complicado de se entender!

, , , ,

Confira também:

Menu