fbpx

Como definir o tom de voz da sua empresa?

Saber se comunicar com seus clientes é uma das características mais imprescindíveis de um bom vendedor. Informar, engajar, vender, se relacionar; tudo isso envolve uma boa comunicação. Mas como saber se você e seu público estão falando a mesma língua? Como garantir que sua audiência empatize com seu produto e se identifique com o tom de voz da sua empresa?

Tom de voz = personalidade!

tom de vozA primeira coisa que precisamos considerar é o impacto do seu tom de voz nas ações da sua empresa. Isso significa que não adianta produzir vídeos humorosos e irreverentes no Reels ou TikTok se seu cliente requer uma linguagem mais formal para ver seu negócio com credibilidade. Como de praxe, não queremos dizer que sua empresa não pode fazê-lo, mas que deve haver consciência e propósito para alinhar as duas coisas.

Analogamente, fazer vídeos com tom sério e objetivo é igualmente ineficaz se seu público-alvo exige uma casualidade e entusiasmo para empatizar com sua marca! Veja que o problema não está nos vídeos que você fez, mas na incompreensão do seu público-alvo! Portanto, antes de definir seu tom de voz, defina sua persona!

Com isso dito, uma boa forma de definir o tom de voz da sua empresa é a trazida pela equipe de UX writing do Nielsen-Norman Group, que divide o conceito em quatro facetas que alinham toda a estratégia de comunicação do seu negócio.

As quatro facetas do tom de voz:

1: seriedade

seriedadeNesta faceta, determinamos se o tom de voz da sua empresa deve ser engraçado ou sério. Seriedade é um aspecto que deve ser levado com cautela e comedimento, pois seu público pode não entender sua fala como humor ou, no outro extremo, sentir frieza na sua comunicação.

Como dissemos, tudo dependerá de quem é sua persona. Mas um bom ponto de partida é relacionar a seriedade à faixa etária ou ao tamanho da compra. Assim, se sua persona é mais jovem, é possível adotar um tom mais humoroso; ou se seu produto é algo que exija meses de planejamento até sua aquisição, ser sério pode trazer mais confiança.

2: formalidade

Culto ou coloquial? Formal ou casual? Aqui você determina se sua comunicação será superficialmente mais próxima do povão ou do executivo. Seu conteúdo portará gírias e linguajar acessível ou terá um comportamento mais requintado?

Decidir sobre essa faceta do seu tom de voz é bem menos complexo do que a primeira. Veja que ser formal é diferente de ser sério, pois a formalidade se refere mais ao vocabulário do que ao humor.

3: proximidade

proximidadeAqui definiremos se sua comunicação terá um tom respeitoso e cortês com o público ou se será algo irreverente e despojado. Isso determina o quanto seu leitor faz parte da narrativa que você construiu e exige um conhecimento extenso da sua persona para contar uma história que a envolva.

Esta é mais uma faceta que deve ser analisada e empregada com cautela. É verdade que todo empreendedor deseja se aproximar do cliente para construir um relacionamento amistoso e duradouro. Entretanto, há cenários em que esboçar essa aproximação pode parecer desrespeitoso. Além disso, seu potencial cliente pode não se identificar com a narrativa dependendo de como é feita.

4: animosidade

Quando você vai anunciar o lançamento de um novo produto da sua empresa, você o faz com entusiasmo ou foca puramente no objeto em questão? Isso também entra no tom de voz! Aqui você decide quanta emoção coloca na sua comunicação.

Novamente, dependeremos do seu conhecimento sobre sua persona para definir essa parte do tom de voz. Será o tipo de público que se identifica com a empolgação? Ou ele prefere algo mais direto ao ponto?

Finalizando…

Conhecendo sua persona e as quatro facetas abordadas acima, fica mais fácil combiná-las e definir o tom de voz do seu negócio! Veja que não são necessárias posturas extremas em nenhuma delas: o ideal é estabelecer o meio-termo que contemple suas necessidades!

Isso também ajuda na construção do conteúdo se você for capaz de identificar qual formato é mais adequado para seu público sob essa ótica. Qual o sentimento da sua persona sobre um vídeo ou um texto de blog? Email marketing ou mensagens no WhatsApp? Reels ou IGTV? Nenhum desses exemplos é mutuamente excludente, mas podem ser escolhidos com base no tipo de conteúdo e no seu tom de voz!

, ,

Confira também: