Em quais redes sociais sua empresa deve estar?

As redes sociais são essenciais para quem quer fazer presença com o marketing digital. Sim, elas estão tomando conta da rotina de todo mundo, mas há sempre uma nova plataforma encontrando seu lugar no nosso dia-a-dia. Além disso, ainda existem serviços destinados a públicos específicos. Sendo assim, quais delas são interessantes para que sua empresa invista?

Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que você não precisa estar em todas elas. Há empresas que fazem isso, sim, mas normalmente elas possuem equipes dedicadas para cada rede social e suas peculiaridades, linguagem adequada e formatos de conteúdo propícios para o ambiente.

Portanto, se sua empresa não possui esse aporte e nem a verba necessária para que uma agência de marketing digital faça tal papel, a melhor saída é selecionar bem as que mais se adequam a seu público-alvo, serviço e à mensagem que quer transmitir!

Com isso dito, vamos explanar um pouco dos principais aspectos das redes sociais mais usadas e deixar para você o papel de escolher quais usar:

Facebook

redes sociais

Não dá para falar em redes sociais sem falar dele. O Facebook é a plataforma mais usada atualmente e praticamente pode-se dizer que é certeiro apostar nele. Só que ser a rede social mais usada do mundo também significa concorrência pesada, então investir em anúncios aqui é praticamente imprescindível!

O interessante é que há várias formas de transmitir sua mensagem. Texto, imagens, vídeos, GIFs, notas, links, artigos instantâneos… Quanto mais eclético você for, melhor (claro, tudo de acordo com seus objetivos).

Twitter

redes sociais

O Twitter já foi um concorrente pesado do Facebook, mesmo tendo uma abordagem bem distinta. Mas, mesmo hoje, ele ainda é amado e usado pela imprensa, figuras públicas e pelo público jovem. Se o seu negócio gira em torno destes pilares, você provavelmente se beneficiará do Twitter.

Nada impede, no entanto, que você simplesmente automatize suas postagens! Você pode, por exemplo, enviar suas postagens do Facebook diretamente para seu Twitter!

Instagram

redes sociais

O que começou apenas como uma rede social de fotos quadradas e filtros hoje é parte da rotina mensal de mais de 400 milhões de usuários de smartphones ao redor do mundo! No Instagram, o foco é o visual, então esteja preparado para sacar seu celular, tirar boas fotos (e nós já ensinamos como se faz) e produzir bons vídeos (que também já falamos sobre).

Essa “limitação” acaba por ser benéfica para todo mundo, mas alguns vão ter mais facilidades do que outros. Vendedores de roupas, lanchonetes e outros ramos que utilizam fortemente a visão para vender são especialmente convidados a investir na plataforma.

Snapchat

redes sociais

Dentre as redes sociais citadas, talvez essa seja a mais polêmica devido à forma de se produzir conteúdo e como alguns a utilizam. Em primeiro lugar, o Snapchat preza a instantaneidade e a espontaneidade: Nada de postar fotos e vídeos que você já tirou no passado, o que ele quer é o que você está fazendo agora!

Portanto, é um pouco mais difícil manter uma assiduidade na plataforma, visto que você precisará estar constantemente preparado para fotografar e filmar o cotidiano da sua empresa. Se você conseguir manter a promessa de esempre postar algo novo (porque as postagens somem depois de um tempo) ou conseguir que alguém o faça, o Snapchat é uma excelente rede social para atingir o público jovem!

Linkedin

redes sociais

Não é a rede social mais usada do mundo, mas há anos ela mantém seu título de rede social para empresários. Não é à toa, a plataforma assegura seu posto com ferramentas para ofertas de emprego e um estilo de página de perfil que é um currículo por si só!

Nessa rede social, o recado já está dado: Ela é poderosa para atingir empreendedores e profissionais do mercado de trabalho. Não que o Facebook não o seja também, mas aqui seu público já está bastante segmentado!

Menções honrosas

  • Google+: A rede social do Google ainda é amplamente utilizada principalmente por desenvolvedores e entusiastas de tecnologia, mas suas comunidades agregam fãs de fotografia, música e uma infinidade de outros tópicos. Marcar presença lá envolve adentrar nas comunidades e se fazer conhecido por quem as frequenta. Se seu negócio se enquadra ao público, essa é uma excelente solução.
  • Pinterest: Assim como o Instagram, o Pinterest é bastante visual. Mas o foco dele é voltado para o compartilhamento e absorção de ideias Se sua empresa trabalha muito com estética e design, ela poderá nclusive aprender com as ideias de quem está lá dentro!
, , , , , ,

Menu